Primeira Página

O hotel abandonado que vai voltar a brilhar na Serra da Estrela

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 47 minutos atrás em 15-01-2026

Imagem: Jornal Santa Marinha

A Antiga Estalagem de Seia, que durante décadas recebeu visitantes à procura de neve, natureza e lazer serrano, vai ganhar uma nova vida.

PUBLICIDADE

publicidade

O edifício, fechado e abandonado há mais de uma década, será transformado no Hotel Gelo, um empreendimento turístico de 4 estrelas que promete dinamizar a região e oferecer experiências únicas na Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

Localizada estrategicamente em Seia, uma das portas de entrada para a serra, a antiga estalagem sofreu com o declínio do turismo tradicional, a concorrência de alojamentos modernos e as mudanças nos hábitos turísticos. Tentativas de reabilitação ou reconversão ao longo dos anos não avançaram, e o edifício entrou em degradação: infiltrações, fachada coberta de musgo, interiores vandalizados e portas e janelas fechadas tornaram-se o retrato de um passado hoteleiro que desapareceu.

O novo projeto, liderado pelas empresas Soberba e Aprazível, Lda., representa um investimento superior a 4,4 milhões de euros, com apoio de fundos europeus. A proposta contempla 57 unidades de alojamento distribuídas no edifício reabilitado; restaurante, spa com sauna e banho turco, zona de massagens, piscina aquecida e ginásio; e ainda infraestruturas únicas para a serra, como pista de gelo, área para ski/trenó, campos de padel e bar temático, visando atrair turistas durante todo o ano, não apenas na época de neve, descreve o Idealista.

O projeto recebeu aprovação oficial da câmara municipal e tem prazo de conclusão previsto para março de 2028, prometendo devolver ao edifício histórico a vitalidade que marcou os seus melhores anos e consolidar Seia como destino de turismo de montanha e lazer na Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE