Cidade

O Estado que pague os SMTUC!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 21-04-2014

A Comissão de Utentes de Coimbra exigiu hoje que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) sejam subsidiados pelo Estado e exigiu ver melhorados os serviços prestados pela empresa municipal.

PUBLICIDADE

A comissão quer que “o Estado subsidie os SMTUC, tal como acontece nas empresas de Lisboa e do Porto”, defendeu Maria João Pimenta, representante da comissão, durante a recolha de um abaixo-assinado, que decorreu hoje à tarde na Praça 8 de Maio e que será entregue à Câmara Municipal de Coimbra “até junho”.

Para além do financiamento estatal, o abaixo-assinado exige a “manutenção na esfera pública dos SMTUC” e a “melhoria dos serviços prestados” da empresa.

PUBLICIDADE

“Há zonas periféricas da cidade que não têm acesso aos autocarros e outras com poucos horários, os autocarros chegam atrasados, avariam no caminho, e a frota está ultrapassada”, disse à agência Lusa Maria João Pimenta, acrescentando que “há muitos autocarros parados e sem circular”.

Para a membro da comissão, Coimbra “merecia ter serviços de transporte condignos”, sublinhando que a cidade “tem muitos estudantes que se deslocam todos os dias, tem muitas pessoas que vêm dos arredores trabalhar para aqui, para além do movimento em torno dos hospitais”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Maria João Pimenta, a “possibilidade de privatização dos SMTUC não deixa ninguém descansado”, referindo que “os funcionários [da empresa] se preocupam com o seu futuro e os utentes ficam sem a certeza de que os preços e as carreiras se mantêm”.

Após a entrega do abaixo-assinado, que já conta com cerca de 500 assinaturas, a comissão pode “avançar com uma petição”, a ser entregue na Assembleia da República, informou a responsável.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE