Portugal

O erro (potencialmente) fatal que as pessoas cometem ao voltar das férias

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 13-07-2023

As férias podem ser cansativas e é importante estar ciente de um perigo: conduzir sonolento. De acordo com um estudo da AAA Foundation for Traffic Safety, nos EUA, 21% dos acidentes fatais envolveram um condutor com sono.

PUBLICIDADE

Portanto, embora possa sentir que está a controlar a situação e pode manter-se acordado, lembre-se de que provavelmente todos nessa situação também sentiram o mesmo, contudo pode correr mal.

O cansaço pode afetar a sua mente e a capacidade de conduzir de várias maneiras. Segundo Susan Miller, investigadora e especialista em sono, estar sonolento pode prejudicar as suas tomadas de decisão, reduzir a consciência do ambiente (de carros, condições da estrada e sinais de trânsito) e afetar a sua coordenação, equilíbrio e gestos. “Mesmo um erro momentâneo de atenção pode ser perigoso, por isso priorizar a segurança é importante”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Jeff Kahn, especialista em sono, CEO e cofundador da Rise Science também concorda. “Os microssonos são motivo de alarme, pois podem durar apenas alguns segundos e ocorrer inadvertidamente”, alerta.

Além disso, os perigos de guiar com sono são muitas vezes comparados aos perigos de conduzir alcoolizado. Jeff Kahn refere que 24 horas de privação de sono resulta no mesmo que conduzir sob o efeito do álcool superior ao limite legal.

PUBLICIDADE

publicidade

Preste atenção a sinais que lhe indicam que deve encostar imediatamente, segundo o HuffPost: “Ser incapaz de se lembrar de conduzir nos últimos minutos, lutar para focar os olhos e esfregá-los, guiar perto da outra faixa, bocejar, seguir os carros muito de perto, não manter uma velocidade constante e travar muito perto do outro veículo”.

Mas, o que fazer se estiver cansado ao volante? Tire uma sesta, o “ideal são 20 a 30 minutos para se sentir revigorado, mas não tanto ao ponto de entrar num ciclo de sono profundo”, conta Susan Miller. Beba café. Embora possa ajudar, é uma solução a curto prazo e não cura a fadiga.

Opte por outras alternativas que o levarão para casa em segurança. “Ligue a alguém para levá-lo, encontre um local para descansar durante a noite ou apanhe um meio de transporte”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE