Coimbra

“O Enredo” voltou a surpreender e emocionou Bráulio Figo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-02-2020

A Igreja Santa Maria da Alcáçova, no castelo de Montemor-o-Velho, no dia 1 de fevereiro, foi um espaço repleto de surpresas, cultura e emoção.

PUBLICIDADE

A inauguração da exposição de pintura “O Enredo”, com obras do artista plástico Bráulio Figo, natural da vila de Pereira, surpreendeu o autor e foi um pretexto também para celebrar a amizade construída ao redor do espetáculo multi-performativo criado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) e para relembrar a produção inédita centrada na personagem de D. Sesnando Davides.

Na ocasião, Luís Matias, que assume a presidência da RCMM, aludiu para “a importância de investir nas pessoas e no território” e, ao recordar os desafios da criação do projeto que dá nome à exposição de pintura, reiterou: “Existe muito talento escondido nas nossas terras e é preciso criar oportunidades para elas aparecerem”.

PUBLICIDADE


De igual modo, Ivânia Monteiro, coordenadora da RCMM e uma das responsáveis pela surpresa ao artista montemorense cuja exposição vai itinerar nos 10 municípios da RCMM ao longo do ano, referiu: “Não foi só no palco que cresceste, mas também como pessoa. Faltava dar-te palco como pintor”.


“Esta exposição vai-te dar destaque como pintor e homenagear-te como pessoa”, reforçou.

PUBLICIDADE

publicidade


Ainda a recompor-se da surpresa de ter encontrado a Igreja Santa Maria da Alcáçova repleta de amigos e com as telas em acrílico que retratam a Munda (personagem principal do Enredo) e as personagens do Enredo, Bráulio Figo recordou que, após vencer os receios iniciais, decidiu “abraçar o desafio” de representar o concelho de Montemor-o-Velho e interpretar a personagem do monge copista.


“Foi uma experiência inesquecível e espetacular. Quem não viu O Enredo não sabe o que perdeu!”, disse.


À conversa com o homenageado, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, aproveitou a ocasião para deixar palavras de elogio às diversas abordagens artísticas de Bráulio Figo e reforçou: “É, por isso, com redobrada alegria que acolhemos em Montemor-o-Velho o arranque da jornada de uma exposição que mostra o talento do artista pereirense, mas também do espetáculo O Enredo”.


Antes do beberete de confraternização, a estreia da exposição “O Enredo”, por Bráulio Figo, contou com a atuação dos Baluarte, com Sara Travassos e Cláudio Dias; com a declamação de um poema original, por Rui Almeida, escrito por Ricardo Grácio; e com a apresentação de uma música inédita preparada para o evento escrita e interpretada por Luís Travassos que, devido a um percalço, acabou por acontecer via chamada vídeo com recurso ao telemóvel, criando um ambiente ainda mais intimista.


A exposição vai estar patente na Igreja Santa Maria da Alcáçova, no castelo de Montemor-o-Velho, entre 1 de fevereiro e 1 de março, de 2ª a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.
A entrada é livre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE