Varela Pècurto festeja 100 anos no domingo 27 de abril. Ao longo da sua vida, são muitas as histórias lembradas por quem deixou o seu Alentejo para vir morar em Coimbra.
Natural de Ervedal, concelho de Avis, Varela Pècurto veio morar para Coimbra quando tinha 24 anos. Nesta cidade, e já com a “lente” bem focada naquilo que aqui gostava de fazer, recordou ao NDC o período em que foi convidado para dirigir a Secção Fotográfica da Livraria Atlântida Editora, em Coimbra.
Na entrevista, o fotógrafo profissional lembrou a mudança para a Loja Hilda, fruto da saída do fotógrafo que estava contratado para essas funções naquele estabelecimento do Largo da Portagem.
PUBLICIDADE
Varela Pècurto não esqueceu o dia em que o Governador Civil de Coimbra o chamou para ir a Lisboa tirar uma foto a António de Oliveira Salazar. Uma viagem onde o fotógrafo convenceu o presidente do Conselho de Ministros a apostar na “face esquerda” para a imagem que acabou por tirar.
Assim que entrou na sala onde iria tirar o retrato contratado, “comecei a olhar para a cara dele e ele estava-me a mostrar o lado direito. E eu disse: Vossa Excelência, eu tenho a impressão que Vossa Excelência tem um lado esquerdo melhor. Esse é que é bom. Ele não disse nada e virou-se. O Salazar ficou fotografado do lado esquerdo. Ele não falou em toda a sessão. Eu é que falava”, disse.

Outra das histórias recordadas diz respeito ao dia em que foi contratado por alguém que queria fazer frente ao Governo de então com um protesto no Largo da Portagem.
“O senhor vai tirar uma fotografia quando isto estiver cheio. E a praça encheu na totalidade”, afirmou. Ao contrário do que era normal, decidiu usar chapas ao invés de rolo.
Assim que tirou a foto, decidiu vir revelá-la para a Loja Hilda tendo só nessa altura reparado que “onde a película tinha sido metida tinha um buraquinho que eu não sabia que ali estava”. “Quando disse a quem me tinha contratado, ele mastigou mas acabou por aceitar”, disse.
Veja os Diretos NDC com Varela Pècurto
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.