Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

O dia dos rádios

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-04-2014

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, avançou hoje que a capacidade de comunicações das corporações de bombeiros vai duplicar depois de procederem à entrega dos 2.600 rádios SIRESP previstos.

PUBLICIDADE

“Com a entrega dos 2.600 equipamentos, que começam hoje a ser distribuídos, na prática vamos duplicar a capacidade de comunicações das corporações de bombeiros”, sustentou.

Durante a tarde de hoje, Miguel Macedo esteve em Viseu para entregar mais de 600 equipamentos portáteis para operação na Rede SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, aos corpos de bombeiros do Agrupamento Centro-Norte (corpos de bombeiros dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu).

PUBLICIDADE

publicidade

No seu discurso, o governante informou que se encontra em curso um concurso que vem permitir, até ao final deste ano, atingir os 9 mil terminais para comunicações na área da proteção civil e das corporações de bombeiros.

“É um investimento muito forte, mas que queremos fazer porque consideramos completamente estratégico melhorar esta funcionalidade, já que significa melhorar a capacidade operacional das corporações de bombeiros”, alegou.

PUBLICIDADE

De acordo com o responsável do MAI, em 2014 regista-se um aumento dos encargos com o dispositivo de combate aos incêndios florestais, que vai “atingir o montante global de 84 milhões de euros”.

“Temos mais quatro meios aéreos e a possibilidade de constituir mais 50 equipas de bombeiros em permanência, ou seja, mais 250 bombeiros no dispositivo especial de verão”, avançou.

Miguel Macedo alertou ainda que tem de haver também “um esforço a jusante do dispositivo , de forma a que se garanta que “as regras fixadas na lei estão a ser cumpridas e que não há desvalorização social, nem judicial, do crime de fogo posto”.

Sobre os equipamentos individuais de proteção no combate a incêndios florestais, realçou que vão conseguir disponibilizar alguns, mas não todos os que previam.

“Infelizmente em questões de concursos públicos não andamos tão depressa como gostaríamos e não vamos ter todos os equipamentos que queríamos. Entretanto, está a decorrer um concurso público internacional para reforço destes equipamentos, que ascende a um montante de 7 milhões de euros, e o objetivo é ter tudo completo no próximo ano”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com