Coimbra

O Dia do Idoso é… durante todo o mês de Outubro

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-10-2015

A população com mais de 65 anos vai ser o centro da atenção do policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública durante todo o mês de outubro, numa iniciativa que procura combater a solidão e, em simultâneo, alertar o público alvo para os cuidados a ter no dia a dia em prol de uma maior segurança. 

PUBLICIDADE

Desde janeiro a agosto do corrente ano a PSP sinalizou 1113 idosos, 994 dos quais foram encaminhados para entidades com poder de resposta, no intuito de combater o isolamento e promover que a população tenha acesso aos cuidados básicos de higiene, saúde e alimentação. Já em 2014 a PSP havia sinalizado cerca de 1800 idosos em todo o país, a maioria dos quais em Lisboa (751) e encaminhado 1552.

Entre o leque de crimes praticados contra idosos, quer em 2014, quer em 2015, destacam-se o furto por carteirista, o dano e o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas. Entre os mais praticados contam-se também o furto em veículo motorizado, a ofensa à integridade física voluntária simples e as burlas em geral.

Ciente desta realidade, e tendo presente que em 2014 havia 139 idosos para cada cem jovens, a PSP decidiu alargar o Dia do Idoso a todo o mês de outubro e, nesse sentido, vai realizar a nível nacional variadas atividades socioeducativas e inter geracionais e ações de sensibilização sobre diferentes temas, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas.

PUBLICIDADE

A sensibilização incidirá sobretudo na prevenção de burlas, assaltos, acidentes domésticos e conselhos gerais de segurança, sem esquecer a autoproteção, os direitos individuais e as regras para se conseguir uma boa vizinhança.

À semelhança dos anos anteriores, a PSP continuará a apostar num policiamento que privilegia a prevenção e o contacto com a comunidade, através de polícias com maior sensibilidade para esta área, no âmbito do Policiamento de Proximidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE