Coimbra

“O concelho de Montemor-o-Velho puxa pela região”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-09-2019

 

PUBLICIDADE

De 7 a 15 de setembro, o concelho de Montemor-o-Velho vai estar em festa, mostrando que é um território cheio de vitalidade e capaz de abraçar o futuro e o desenvolvimento.

Sempre de braço dado com as Juntas e Uniões de Freguesias e as Associações concelhias, o certame é o evento mais marcante do ano no concelho de Montemor-o-Velho e, em 2019, a Feira de Ano vai continuar a surpreender, a inovar e a afirmar-se.
Na sessão de abertura, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, ao destacar “o dinamismo que se sente no concelho” e que “deixa confortáveis” os diversos agentes de desenvolvimento, assim como o tecido associativo”, reiterou: “O concelho de Montemor-o-Velho puxa pela região”.
À semelhança de Fernando Ramos, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, apelou ao voto no pastel de Tentúgal e, numa alusão a Luís de Matos, que abriu o certame, referiu: “É importante que todos peguem nos telemóveis e façam magia”.
Ao mencionar a importância do Pastel de Tentúgal, candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal e cuja gala final se realiza em Montemor-o-Velho, o Emílio Torrão destacou que a deliciosa iguaria do concelho “teve a capacidade de alavancar outras candidaturas”, nomeadamente a de Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021” e a de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.
“Se queremos internacionalizar as nossas iguarias e os nossos destinos como destinos de eleição temos que apostar nestas candidaturas. Montemor-o-Velho sempre esteve atento a estas iniciativas e, por isso, a razão de ser do Luís de Matos ser o convidado. Estamos de braço dado com Coimbra porque só unidos e em força é que podemos afirmar este território dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra”, reforçou.
O edil montemorense, mostrou-se também “muito orgulhoso com a Feira do Ano – Festas Concelhias” e, antes voltar a desafiar o muito público presente a votar 760 107 104, concluiu: “São estes momentos que me dão alento para continuar” a trabalhar em prol de todos os munícipes.
Na ocasião, Luís de Matos, agradeceu o convite e deixou palavras de elogio ao concelho “cheio de vitalidade” e à importância das festas. Referindo-se à candidatura de Coimbra a Cidade Europeia da Cultura, frisou: “Sou a face mais visível do sonho que a todos diz respeito. Esta é uma oportunidade que não podemos perder. É uma candidatura regional e queremos que 2027 seja um ponto de viragem”.
“A partir de hoje e até dia 15, nesta Feira do Ano que se inicia, valorizamos o que é nosso e contamos com todos. Esse é o mesmo espírito inclusivo, mobilizador e apaixonado com que gostaríamos que se associassem na conquista no título Capital Europeia da Cultura 2017”, disse.
A programação inicia-se com a gala da finalíssima das 7 Maravilhas Doces de Portugal, porém, até dia 15 vão suceder-se dezenas de espetáculos preparados para todos os públicos.
O espetáculo da Filarmónica (FIRA) que vai ao fado com António Pinto Basto (dia 10, terça-feira), Fernando Daniel (dia 11, quarta-feira), Cuca Roseta (dia 14, sábado), Profjam e SippinPurpp (dia 12, quinta-feira), José Cid (dia 13, sexta-feira), Baluarte e Sangre Ibérico (dia 9, segunda-feira) e Mickael Salgado (dia 8, domingo) são alguns dos exemplos daquilo que está preparado para fazer o (muito) público dançar.
O último domingo, dia 15, é o dia da família com um convidado muito especial que vai fazer as delícias dos mais pequenos. O Ruca vem a Montemor-o-Velho fazer um rockshow com muitas travessuras!

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE