Coimbra

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra retoma a sua atividade com duas exposições

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-05-2021

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra retoma a sua atividade com duas exposições que reafirmam duas linhas de programação regulares: o reencontro com artistas cuja história se cruza ou se confunde com a própria história do CAPC (Corpos, de Ana Léon); o fomento das relações entre arte, ciência e tecnologia a partir de Coimbra, cidade que tem nas indústrias de base tecnológica um dos seus polos principais de produção de conhecimento (Retratos de Ninguém, de Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo).

PUBLICIDADE

Corpos é a proposta de Ana Léon para o Círculo Sereia, um conjunto de seis filmes repartidos nas quatro salas. Cada filmes é apresentado individualmente em projeção/ instalação vídeo com um ou vários écrans simultâneos.

Estes filmes são alguns dos mais recentes de uma longa série que Ana Léon tem vindo a desenvolver desde 1995. São concebidos em película super8 (mudo), fotografando imagem por imagem – segundo o princípio do filme de animação, utilizando bonecos articulados posteriormente digitalizados e sonorizados.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Nestes filmes, as personagens, exprimindo-se através dos seus corpos, evoluem com movimentos repetitivos, como coreografias, em gestos mais rápidos, mais lentos ou sacudidos, intensificados por valores rítmicos do som.

PUBLICIDADE

Retratos de Ninguém no Círculo Sede é uma instalação interativa de Tiago Martins que explora a criação computacional de conteúdos na fronteira entre o real e o artificial, utilizando como matéria-prima imagens e sons da própria audiência. No espaço desta instalação, é criado um ambiente imersivo e em constante mudança, definido pela síntese, projeção e reprodução efémera de um conjunto de retratos fotorrealistas e de sons-ambiente fabricados de forma artificial. A instalação utiliza inteligência artificial e computação gráfica para extrair e recombinar partes faciais da audiência e, assim, criar retratos de uma população artificial. A estes retratos é atribuída uma composição sonora baseada em sons produzidos pela audiência durante a visita. A instalação, assim como o conteúdo criado por ela, proporciona um espaço de reflexão acerca do modo como os recentes avanços tecnológicos têm vindo a alterar a forma de nos relacionarmos com os outros e com o mundo contemporâneo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE