Primeira Página
O céu vai abrir a torneira. Vai chover em Coimbra sem dó nem piedade!
Imagem: Pexels
Portugal continental prepara-se para uma semana marcada pela chuva persistente e generalizada, especialmente nas regiões Norte e Centro.
As previsões meteorológicas apontam para acumulados superiores a 50 mm de precipitação em várias zonas do país, com o pico da instabilidade na quarta-feira, dia 5 de novembro, revela o tempo.pt.
De acordo com os modelos meteorológicos, uma dinâmica atlântica ativa, caracterizada pela passagem sucessiva de sistemas frontais, continuará a dominar o estado do tempo. O índice NAO (Oscilação do Atlântico Norte) deverá subir ligeiramente para valores positivos, permitindo que o anticiclone ganhe temporariamente alguma influência a sudoeste de Portugal continental, mas sem conseguir garantir estabilidade duradoura.
PUBLICIDADE
A semana começa de forma relativamente estável. Esta segunda-feira (3) será um dia de transição, com tempo seco e céu pouco nublado na maioria das regiões. Contudo, ao final da tarde são esperados aguaceiros fracos no Minho, Douro Litoral e nas zonas montanhosas do Norte e Centro, devido à aproximação de uma nova frente fria.
Na terça-feira (4) poderão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos entre Douro e Tejo e no litoral a sul do Tejo. Durante a tarde e noite, uma frente fria provocará períodos de chuva fraca mas persistente, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real.
A quarta-feira (5) deverá ser o dia mais chuvoso da semana. A frente fria avançará de noroeste para sudeste, trazendo chuva intensa e persistente em todo o país, especialmente a norte da cordilheira Montejunto-Estrela e nas regiões ocidentais.
Um rio de humidade atlântico reforçará a precipitação, podendo ocorrer trovoadas no Centro e Sul. Segundo a Meteored, as acumulações poderão atingir 80 mm no Minho e cerca de 60 mm nos distritos de Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra e Guarda.
Na quinta-feira (6) ainda persistirá alguma chuva fraca no litoral Norte e Centro, sobretudo durante a manhã, mas o dia tenderá a tornar-se mais estável. Contudo, a tranquilidade será de curta duração: na madrugada de sexta-feira (7) está prevista a chegada de uma nova frente atlântica, com mais períodos de chuva fraca a moderada, principalmente nas regiões Norte e Centro e possivelmente na Área Metropolitana de Lisboa.
Apesar da instabilidade, a semana será termicamente amena. Nos primeiros dias, as temperaturas máximas e mínimas estarão ligeiramente acima da média para novembro, podendo atingir 22 ºC em Évora e Faro e 23 ºC em Beja.
A partir de quarta-feira, o cenário muda: prevê-se uma descida das temperaturas, com máximas entre 11 ºC e 18 ºC na generalidade do território. As noites serão mais frias no interior, com mínimas próximas dos 3 ºC no Nordeste Transmontano e na Beira Alta. No litoral, as temperaturas mínimas deverão manter-se entre 10 ºC e 14 ºC, devido à influência marítima.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE