Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“O Céu da Região de Coimbra” assinala a Dark Sky International Week

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-04-2021

A CIM Região de Coimbra associa-se à Dark Sky International Week que está a decorrer esta semana, com o lançamento da iniciativa “O Céu da Região de Coimbra”, que se realiza no dia 10 de abril, no Município de Pampilhosa da Serra, concelho com o céu mais “transparente” da região Centro.

PUBLICIDADE

Este evento, realizado no âmbito do destino Dark Sky â Aldeias do Xisto, marca o lançamento oficial do Roteiro de locais de Observação, da exposição de astro fotografia “O Céu da Região de Coimbra”, e das ações de formação aprovadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no que toca à formação de guias do céu para o serviço turístico e à capacitação do tecido económico local para trabalhar com este programa em rede.

Será ainda assinado um protocolo de cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional, o Município de Pampilhosa da Serra, o Instituto de Telecomunicações e a Associação TICE.PT para o desenvolvimento de capacidades de observação no domínio do conhecimento situacional do espaço.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição “O Céu da Região de Coimbra” é composta por fotografias do céu estrelado em vários locais da Região de Coimbra, captadas pelo astro fotógrafo Miguel Marques, que deram origem também a um catálogo que expõe o potencial de observação de estrelas na Região e a sua ligação à natureza.

O destino Dark Sky â Aldeias do Xisto é uma reserva territorial que engloba as Aldeias do Xisto, entre as Serra do Açor e Serra da Estrela, e que tem certificação da UNESCO e da Starlight Foundation de reconhecimento de céu de excecional qualidade para observação astronómica.

PUBLICIDADE

Na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o projeto Dark Sky â Aldeias do Xisto surgiu pelo facto de alguns dos municípios da região apresentarem condições de excelência para a sua classificação enquanto destino Dark Sky, nomeadamente 24 localidades dos municípios de Penela, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil e Oliveira do Hospital.

No polígono certificado, que se estende também a essas 24 localidades da Região de Coimbra, existem as melhores condições para a observação do céu noturno, com parâmetros de visibilidade, transparência, escuridão e noites limpas, excelentes para o usufruto do céu noturno e dos fenómenos astronómicos.

O destino Dark Sky â Aldeias do Xisto promove e valoriza turisticamente os recursos, envolve o setor privado e cria sinergias supramunicipais a partir de um produto inovador que gerará a captação de novos turistas, criando uma oferta diferenciadora que se suporta num recurso único com presença no território. Trata-se de um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.

Esta certificação implica um compromisso da Região, nomeadamente da CIM Região de Coimbra e da CCDRC no combate à poluição luminosa, com controlo de luminárias, utilização responsável de luz noturna, havendo uma sensibilidade acrescida para cooperar com o Ministério da Defesa Nacional e parceiros nestas temáticas.

O Dark Sky â Aldeias do Xisto é promovido pela CIM Região de Coimbra com a ADXTUR, em parceria com a Associação Dark Skyâ Alqueva, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.Com os melhores cumprimentos,

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com