Coimbra

“O Celeiro” fez 20 anos a transbordar criatividade e juventude

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-05-2019

Cumprindo a tradição, o grupo de teatro O Celeiro levou a efeito, durante o mês de maio, o 11º Em Cena – Encontro de Teatro da Vila de Pereira. No fim de semana de 25 e 26 de maio, a arte teatral ficou por conta da Escola de Teatro Arménio Paiva e da formação aniversariante que celebrou duas décadas de atividade teatral rodeada de muito público, amigos e entidades que lotaram a sala de espetáculos do Celeiro dos Duques de Aveiro, a casa d´O Celeiro, em Pereira.

PUBLICIDADE

Ao reiterar o apoio à formação pereirense e ao defender “uma parceria e diálogo” constantes entre as instituições, o vereador Décio Matias, na companhia de Clara Nunes, secretária da Junta de Freguesia de Pereira, no dia 26 de maio, no encerramento do Em Cena, deu os parabéns ao Celeiro pelo 20º aniversário, destacou o trabalho desenvolvido e deixou também palavras de reconhecimento ao decano do grupo pereirense, Arménio Paiva, e à escola de teatro. “É um grande gosto para todos nós constatar a capacidade cultural que Pereira tem”, reforçou.

De igual modo, Jorge Ferreira, presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, ao reforçar a admiração por Arménio Paiva e o “muito orgulho na secção de teatro”, agradeceu a confiança “dos pais em deixarem os seus filhos e filhas frequentarem a escola de teatro e O Celeiro” e referiu: “Pereira, a nível distrital, deve ser o nº1 a apresentar estes espetáculos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sempre sorridente e com alguma timidez e emoção à mistura, Arménio Paiva voltou a agradecer a presença do muito público presente e a todos os que colaboram. “É com muita paixão que trabalhamos para vocês. Às crianças, quero agradecer toda a vossa alegria. Tenho-os a todos no coração”, disse.

Paulo Silva, d’O Celeiro, à margem da iniciativa recordou que “tem sido muito trabalhoso, mas, neste 20º aniversário, a dedicação começa a dar frutos”. “Temos cerca de 43 jovens atores. Pela primeira vez, atuou o grupo de jovens d’O Celeiro que é proveniente da Escola de Teatro Arménio Paiva. Tem sido um sucesso não só ao nível da formação de atores, mas também da criatividade. Este ano, apresentámos três peças, sendo que “Um amor verdadeiro”, escrita por Alexandre Lourenço e Paulo Jorge, e “Tradições”, escrita por Rute Almeida com a colaboração de Vanda Dias, Ana Sofia Oliveira e Ângela Silva, são criações originais que surgiram no grupo e a “Herança” resulta de uma adaptação”, esclareceu.

PUBLICIDADE

Recorda-se que o 11º Em Cena – Encontro de Teatro da Vila de Pereira decorreu entre 5 e 26 de maio e reuniu grupos de teatro de Soure, Leiria e Oliveira de Azeméis.

O Celeiro é uma seção da ADCR de Pereira e está de portas abertas para dar as boas-vindas a todos os atores e atrizes. A Escola de Teatro Arménio Paiva, dirigida às crianças, funciona aos sábados, durante a tarde, no Celeiro dos Duques de Aveiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE