Cidade

O Capital no TAGV com uma vintena de atores europeus

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-10-2015

Uma vintena de atores europeus estreiam em Portugal, e em Coimbra, a nova criação do encenador croata Ivica Buljan.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

A peça O CAPITAL, resultado do projeto internacional para jovens atores – École des Maîtres que agora chega a Coimbra (sábado, 17 de outubro, 18:00) – foi desenvolvida a partir da análise do economista francês Thomas Piketty. Ivica Buljan utiliza a noção de capital.

PUBLICIDADE

Partindo de diversas formas de “capital” – económico, simbólico, social, cultural –esta edição da École des Maîtres pretende dar visibilidade a um dos conceitos-chave da realidade moderna, através da construção de imagens para um teatro experimental, performativo e participativo.

Esta ideia tem igualmente origem nas reflexões em torno de um autor que viveu obcecado pelas mesmas questões: Pier Paolo Pasolini. Nos seus últimos trabalhos, em particular, tem origem uma análise profunda da sociedade de consumo, denunciando a lógica do capitalismo e a degradação do Homem transformado em mercadoria. Para além dos textos de Pasolini, o trabalho documental para O CAPITAL, integra igualmente fragmentos de textos de Shakespeare, Koltès, Molière, Marx, Foucault, Bourdieu, Anders.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelo 4º ano consecutivo, o Teatro Académico de Gil Vicente é parceiro do projeto internacional para jovens atores. A École des Maîtres tem o apoio de seis países europeus – Portugal, Itália, Bélgica, França, Croácia e Eslovénia – com objetivo de relacionar jovens atores com encenadores de renome internacional. Foram selecionados vinte atores para participarem nesta experiência formativa, desta vez com a direção de Ivica Buljan, encenador croata convidado para dirigir a École des Maîtres em 2015. Uma personalidade teatral que encontra a sua inspiração em diversas culturas europeias, do Mediterrâneo à Eslovénia central, próximo da cultura francesa, com a qual escolheu formar-se, e da cultura alemã. Os espetáculos de Ivica Buljan foram apresentados em muitos países e em Festivais internacionais. Buljan encenou autores como Bernard-Marie Koltès, Quignard Pascal, Pascal Rambert, Pier Paolo Pasolini, Botho Strauss, Heiner Muller, Tennessee Williams, Peter Handke, Danilo Kiš, ElfridaJelinek.

Ivica Buljan dirigiu o Teatro Nacional da Croácia em Split, instituição que hoje representa uma renovação geracional de dramaturgos, encenadores e companhias independentes. Em 2000, fundou o Mini Theatre em Ljubljana (Eslovénia) e, em 2003, fundou o Festival Internacional de Teatro de Zagreb, do qual ainda hoje é diretor. Em 2014, Ivica Buljan foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo governo francês. Este ano, foi nomeado diretor artístico do Teatro Nacional de Zagreb.
Ivica Buljan regressa a Portugal, um ano depois de ter estreado, no Festival de Almada e com a CTA Companhia de Teatro de Almada, a peça CAIS OESTE de Bernard-Marie Koltès, de quem Ivica Buljan já encenou sete peças.

Parceiros do Projeto e Direção Artística Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), Colectivo 84 (Portugal), CSS – Teatro Stabile di Innovazione del Friuli Venezia Giulia (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’ Expérimentation en Pédagogie Artistique (FWB/Bélgica), La Comédie de Reims, Centre Dramatique National (França), Croatian National Theatre (Croácia), Mini Teater (Eslovénia)

Participação Universidade de Coimbra (Portugal), DGArtes – Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Coimbra, Regione Friuli Venezia Giulia (Itália), Accademia Nazionale d’Arte Drammatica “Silvio d’Amico” (Itália), Short Theatre (Itália), Théâtre de Liège – Centre Européen de Création Théâtrale et Chorégraphique (FWB/ Bélgica), Ministère de la Communauté Française – Service Général des Arts de la Scène (FWB/ Bélgica), Wallonie-Bruxelles International (FWB/ Bélgica)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE