Saúde

O bebé tem mesmo de arrotar? Vamos ver o que dizem os especialistas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 semanas atrás em 24-06-2024

Imagem: Pexels

Os pais são frequentemente aconselhados a colocar os bebés a arrotar após a amamentação.

PUBLICIDADE

É verdade que os bebés, assim como os adultos, engolem ar quando comem. Arrotar liberta esse ar da parte superior do nosso trato digestivo. Por isso, quando um bebé chora depois de mamar, muitos pais presumem que é porque a criança precisa de arrotar. Contudo, isto não é necessariamente verdade.

Apesar de ser aconselhado fazer os bebés arrotar, um estudo realizado na Índia acabou por incentivar os cuidadores de 35 recém-nascidos a porem os bebés a arrotar, enquanto os cuidadores de outros 36 não receberam qualquer informação sobre arrotos.

PUBLICIDADE

Durante os três meses seguintes, mães e cuidadores registaram se o bebé bolçava após a alimentação e se apresentava sinais de choro intenso. Este estudo concluiu que arrotar não reduziu o choro e, na verdade, até aumentou a regurgitação.

As crianças carregadas na posição vertical encontram conforto nessa proximidade e movimento. São mantidos firmes e eretos, o que ajudará o ar engolido a subir e a escapar através de um arroto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Afinal, devo ou não fazer arrotar o bebé? Depende. Fazer arrotar suavemente não é prejudicial. Se achar que o arroto é útil para o bebé, continue. Se tentar fazer com que o bebé arrote após a amamentação está a provocar stress em si ou no bebé, não precisa continuar a fazê-lo, pode ler-se no Impala.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE