Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Partidos

Nuno Santos Fernandes eleito em Coimbra presidente do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 26-02-2023

Nuno Santos Fernandes foi hoje eleito presidente da Mesa do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal (IL), com 48 votos num universo de 75 votantes, regressando ao cargo que ocupou entre 2017 e 2020, divulgou o partido.

PUBLICIDADE

“O Conselho Nacional da Iniciativa Liberal, reunido hoje em Coimbra, elegeu Nuno Santos Fernandes como presidente com 48 votos a favor”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com o partido, a Mesa do Conselho Nacional será composta por Nuno Santos Fernandes, Pedro Ferreira, Joana Sousa e Sílvia Abreu.

Fonte oficial da IL disse à Lusa que foi a votos apenas uma lista, que teve 48 votos entre os 75 votantes. Registaram-se também 26 abstenções.

O Conselho Nacional da IL está reunido em Coimbra, naquela que é a primeira reunião depois das eleições internas de janeiro.

Nuno Santos Fernandes, que integrou a lista ao Conselho Nacional afeta ao novo presidente do partido, Rui Rocha, é o membro número quatro da Iniciativa Liberal e foi coordenador da Comissão Instaladora do partido, tendo presidido à Convenção Fundadora. Foi também presidente do Conselho Nacional entre 2017 e 2020, e mais recentemente integrava este órgão como membro.

PUBLICIDADE

Citado no comunicado, o novo presidente do Conselho Nacional indicou que convidou “membros eleitos por quatro das cinco listas para integrar a Mesa do Conselho Nacional” e que esta “responde e é leal a todos os membros”.

“Hoje começa um novo ciclo. As listas ao Conselho Nacional acabaram na convenção. A partir de hoje, num total respeito pelos estatutos do partido e pelos membros do partido, que assim decidiram em convenção, todos são membros do Conselho Nacional da IL com o propósito de garantir que a moção estratégica votada em convenção é cumprida”, defendeu.

Nuno Santos Fernandes indicou igualmente que os membros da Mesa tudo farão “para continuar a dignificar o papel do Conselho Nacional”, para “ser uma âncora de estabilidade e confiança”.

A anterior presidente do Conselho Nacional, Mariana Leitão, encabeçou a lista ao Conselho Nacional afeta a Rui Rocha, eleito presidente do partido na convenção de janeiro.

Além da eleição da Mesa do Conselho Nacional, faz parte da agenda da reunião de hoje dos novos conselheiros nacionais o balanço da VII Convenção Nacional da IL e um debate político sobre as eleições regionais na Madeira, em relação às quais o novo presidente colocou como objetivo eleitoral para o seu mandato conseguir eleger um grupo parlamentar naquela região autónoma.

O Conselho Nacional debate ainda a abertura do processo de revisão estatutária, uma das propostas com as quais Rui Rocha se comprometeu durante a campanha eleitoral interna como sendo uma das duas primeiras iniciativas caso fosse eleito.

Segundo a informação disponibilizada, será ainda feito na reunião de hoje um ponto de situação sobre o Programa Político e será debatida a revisão dos valores das quotas – Rui Rocha propôs na campanha a sua redução e o aumento do financiamento dos núcleos –, bem como uma proposta de alteração ao número 7 do Artigo 27.º do Regimento do Conselho Nacional.

De acordo com o regimento em vigor, este artigo é relativo à ata e o número em causa define atualmente que “a ata não é um documento público”.

O deputado Rui Rocha foi eleito em 22 de janeiro o novo presidente da IL, sucedendo no cargo a João Cotrim Figueiredo, que o apoiou desde a primeira hora nesta disputa.

Nas eleições para o Conselho Nacional, a lista afeta ao novo líder, Rui Rocha, elegeu 24 dos 50 lugares, enquanto a do primeiro presidente Miguel Ferreira da Silva conseguiu 14.

A lista B, liderada por Nuno Simões de Melo, apoiante da candidata derrotada Carla Castro, conseguiu apenas quatro mandatos.

A lista D, liderada por Rui Malheiro, conseguiu quatro mandatos e a lista S, com Márcio Oliveira Santos a encabeçar, conseguiu também quatro mandatos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com