Extra

Nunca mais vai ser enganado! Saiba como detetar uma mentira

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 15 minutos atrás em 08-08-2025

Imagem: depositphotos.com

Todos nós já mentimos alguma vez — seja para proteger alguém, evitar conflitos ou simplesmente causar boa impressão. Mas será que o nosso corpo entrega a verdade mesmo quando o cérebro tenta criar uma história? Especialistas revelam um truque eficaz para descobrir quando alguém não está a ser sincero.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Quando mentimos, o cérebro trabalha em modo turbo, criando uma narrativa alternativa para antecipar perguntas e evitar contradições. Essa pressão leva a pistas na linguagem corporal: desviar o olhar, pausas excessivas e gestos repetitivos são comuns. Mas a técnica mais certeira está em testar a coerência da história fora da ordem cronológica.

PUBLICIDADE

Memórias verdadeiras são ricas em detalhes sensoriais e emocionais e podem ser contadas de várias formas e em diferentes sequências. Já as mentiras dependem de roteiros lineares e sequenciais, dificultando responder a perguntas fora da ordem.

Para apanhar um mentiroso, experimente questões como: “Espere, o que fez exatamente ao sair de casa?”. “O que estava a vestir a pessoa ao seu lado nesse momento?”. “Como se sentiu logo depois disso?”. “Qual foi a primeira coisa que lhe passou pela cabeça ao ver aquilo?”.

Quem mente terá dificuldades em responder, apresentando pausas longas, respostas vagas, contradições, gestos nervosos ou mudanças no tom de voz.

Se quiser ir mais longe, peça à pessoa que conte a história começando pelo fim. Memórias reais podem ser contadas ao contrário, mas um mentiroso provavelmente ficará confuso ou dará uma narrativa inconsistente.

Para aplicar esta técnica sem transformar a conversa num interrogatório, especialistas recomendam: Ouvir a história inteira sem interrupções, observando detalhes e linguagem corporal; Pedir mais informações sobre um detalhe específico de forma natural; Observar a reação e a coerência da resposta; Se houver dúvidas, pedir a versão inversa da história; Procurar um padrão de sinais, não apenas um isolado, pode ler-se na Men’s Health.

    Com este método, fica muito mais fácil identificar quando alguém está a mentir e evitar ser enganado.

    PUBLICIDADE

    publicidade

    PUBLICIDADE