Coimbra
Nunca foi à escola, aprendeu a escrever aos 70 e aos 89 anos vai a Coimbra buscar o diploma

Imagem: TVI
Maria da Conceição Gonçalves, de 89 anos, foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes do programa Dois às 10, da TVI.
Nunca aprendeu a ler ou a escrever, recordando que, na sua infância, apenas os irmãos homens — os “cachopos”, como lhes chama — foram autorizados a frequentar a escola. Ela, ao contrário, ficou no campo a trabalhar e a guardar ovelhas, sem direito ao sonho de aprender.
Apesar das dificuldades, Maria sempre mostrou força e independência, garantindo que sempre soube “fazer contas de cabeça”. Só aos 70 anos deu o passo de aprender a escrever o seu próprio nome, um feito que continua a orgulhar-se. Hoje, aos 89, mantém-se ativa: coze pão e broa à moda antiga, trata da terra e das galinhas, sempre com alegria e energia.
PUBLICIDADE
A idosa viajou até Coimbra para receber o seu diploma, completando formalmente o processo de aprendizagem que iniciou há quase duas décadas. Aos 89 anos, Maria da Conceição mostra que nunca é tarde para aprender, sonhar e celebrar cada pequena vitória da vida.
Entre risos e histórias de vida, a idosa destaca o seu maior desejo: continuar a ter saúde para viver feliz e aproveitar cada momento com alegria, provando que a idade não é barreira para a determinação e a realização pessoal.
PUBLICIDADE