Crimes

Número de crimes de tráfico humano é “irrisório” devido a falhas no seu combate

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-04-2014

O número de crimes de tráfico de seres humanos é “irrisório” devido à “falta de recursos e de cooperação internacional”, afirmou investigadora sobre as conclusões de projeto de investigação europeu sobre tráfico humano.

PUBLICIDADE

Em 2013, foram registados pelas autoridades policiais portuguesas “28 crimes de tráfico de pessoas”, sendo o número “reduzido”, disse à agência Lusa Madalena Duarte, membro de projeto europeu liderado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

No decorrer do projeto, foi aplicado um inquérito a 407 agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, sendo que 71% dos inquiridos “afirmaram que o tráfico de seres humanos tem vindo a aumentar nos últimos cinco anos”.

PUBLICIDADE

Apesar de Madalena Duarte considerar que se tem notado “uma evolução na formação e sensibilidade dos diferentes operadores”, continuam a existir “alguns obstáculos na aplicação da lei”.

“A cooperação nacional e internacional ineficiente, a inexistência de colaboração com as organizações não-governamentais ao longo do processo e o défice ou inadequação de políticas orientadas para a prevenção do fenómeno” são os principais “obstáculos” no combate ao tráfico humano, afirmou a investigadora.

PUBLICIDADE

Para além destes entraves, Madalena Duarte sublinhou “a necessidade de procura de meios de prova sólidos que sejam complementares ao testemunho da vítima”.

A prova testemunhal da vítima é “consensualmente entendida” pelos inquiridos “como essencial à prossecução da investigação criminal”, porém “o medo de represálias, a desconfiança da polícia e a insegurança quanto à sua efetiva proteção” levam a uma “especial vulnerabilidade da vítima”, aclarou a investigadora.

“Uma forma de contornar, e talvez por isso os números também sejam reduzidos, é que estes crimes acabam por ser acusados e julgados por crimes conexos, por a prova ser mais fácil de obter e a investigação menos morosa”, frisou.

Essa observação é reforçada, quando se verifica que o tráfico humano coube “a outros crimes de imigração ilegal”, com 170 ocorrências, 98 de crime de “lenocínio e pornografia de menores”, e 73 de “auxílio à imigração ilegal”, números superiores aos 28 crimes de tráfico de pessoas registados em 2013.

O inquérito realizado aponta também para “um número reduzido de experiências de cooperação policial à escala internacional, sendo a cooperação informal com forças policiais de outros países a mais usual”, referiu.

A investigadora constatou ainda que os profissionais inquiridos, apesar de “valorizarem o papel das organizações não-governamentais” (ONG), 86% “admite nunca ter cooperado com uma ONG.

“O que nos parece é que as políticas têm de ser articuladas a nível europeu e internacional com políticas de imigração, laborais, de igualdade, mais justas”, defendeu Madalena Duarte, salientando que “políticas isoladas não terão o sucesso pretendido a longo prazo”.

Outros resultados do projeto de investigação, que começou em 2011 e que envolveu seis países da Europa – Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polónia e Roménia -, serão divulgados na conferência internacional que se realiza hoje, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, intitulada “Tráfico de seres humanos – promover cooperação legal e proteção das vítimas na União Europeia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE