Saúde

Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza resposta ocupacional digital

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-04-2021

Com base num estudo que revela que 55% dos doentes e 60% dos cuidadores se sentiram de bastante a muitíssimo mais isolados dos outros, em consequência da pandemia. O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRCA)  lança o o Centro de Voluntariado Ocupacional-Online (CVOnline), que pretende oferecer mais uma resposta ocupacional aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores sob o formato de oficinas/ateliers, de participação online e totalmente gratuita.

PUBLICIDADE

A pandemia de covid-19 impactou a vida de muitos indivíduos, de forma direta ou indiretamente, e uma das suas principais repercussões foi o isolamento social. Diante da complexidade das exigências postas pelo momento que vivemos, e pensando num equilíbrio ocupacional, físico e psicológico, a LPCC.NRC lança agora o CVOnline, mais uma resposta que pretende disponibilizar aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores a oferta de um conjunto de atividades, sob o formato de oficinas e ateliers, como por exemplo manualidades, iniciativas de literatura, visitas culturais a museus, atividades de bem-estar e atividade física. O CVOnline visa contribuir para a redução do isolamento social, pela criação de um espaço de partilha, e para a capacitação dos indivíduos, proporcionando novas aquisições em áreas diversas.

As novas modalidades ocupacionais digitais são criadas no sentido, também, de garantir a segurança de todos os intervenientes e de revitalizar a dinâmica outrora vivida no Centro de Voluntariado Ocupacional (CVO).

PUBLICIDADE

publicidade

As transmissões online, por videoconferência, serão feitas através da plataforma zoom, bastando para o efeito aceder ao link e instruções de acesso que disponibilizaremos atempadamente. Os interessados em receber informações sobre as futuras ações no âmbito do CVOnline, devem formalizar a sua inscrição no site da LPCC. Todas as informações, planificação prévia de atividades e formulário de inscrição, estão disponíveis no site.

A ocupação é parte integrante da condição humana e um elemento central da nossa identidade. A LPCC.NRC pretende, por isso, que este recurso possa contribuir para que se viva esta situação de maior isolamento e distanciamento social, de forma mais estimulante e serena, contribuindo para uma reorganização mais equilibrada na vida de todos os doentes oncológicos e familiares/cuidadores.

PUBLICIDADE

Entre as atividades estão programadas Oficinas e Ateliers, como a oficina do papel, modelagem e pintura; oficina têxtil e costura; oficina artística e criativa; expressão dramática; expressão musical; e curso de desenho em Barge. Na área da literatura, com a recitação de poemas; leituras de excertos de livros; apresentação de curiosidades sobre a vida de escritores portugueses. Ainda visitas culturais a museus, como o museu PO.RO.S- Museu Portugal Romano Sicó; Museu Santa Casa Misericórdia de Coimbra; Seminário Maior de Coimbra; e Museu Nacional de Machado de Castro. No campo do bem-estar e atividade física, o programa conta com ginástica para todas; alimentação saudável; e cuidados pessoais e imagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE