Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Núcleo museológico de Coimbra reabriu com novos conteúdos e equipamentos interativos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-04-2021

O Núcleo da Cidade Muralhada de Coimbra, instalado na Torre de Almedina, reabriu hoje ao público com novos conteúdos e equipamentos multimédia interativos, que permitem conhecer melhor a história da cidade.

PUBLICIDADE

“A renovação do núcleo possibilitou a modernização dos recursos multimédia e a preservação da arquitetura e dignidade do edifício, permitindo a interação entre o dispositivo multimédia e a maqueta da muralha da cidade, atualizada de acordo com os recentes achados”, refere o município de Coimbra, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O desenho técnico da nova maqueta foi coordenado pelo professor universitário Walter Rossa e a sua elaboração teve o acompanhamento da professora universitária Luísa Trindade, em conjunto com outros investigadores de Coimbra e com os serviços municipais.

Na inauguração, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, destacou a contínua “cooperação ativa das escolas superiores de Coimbra em atividades municipais que são de relevante importância”.

“A cidade apresenta-se com coisas novas e evidencia coisas antigas que são extremamente valiosas”, frisou o autarca, salientando que durante o confinamento as empresas municipais estiveram a trabalhar “apesar das contrariedades e dos medos”.

A intervenção passou pela renovação dos conteúdos, que agora estão disponíveis em português, inglês, castelhano, francês e italiano, atualização de imagens, produção de duas novas maquetas com os principais elementos medievais e a substituição de um LCD por uma tela de 540cm para projeção de imagens.

PUBLICIDADE

Através de ecrã tátil, o visitante poderá selecionar o tipo de viagem e conhecimento que pretende, podendo escolher ver apenas um dos filmes mais genéricos ou aprofundar cada um dos pontos, consoante o seu interesse.

O visitante poderá ainda acionar a aplicação que interage com a maqueta, projetando um filme na tela de imagens reconstitutivas e atuais dos elementos mais marcantes da muralha e da cidade, de forma a iniciar uma viagem virtual pela Coimbra medieval, dos meados do século XIII.

A modernização do Núcleo da Cidade Muralhada de Coimbra representou um investimento superior a 36 mil euros, financiado em 22.327 euros pelo programa Promuseus19, promovido pela Rede de Museus, da Direção Geral do Património Cultural.

O espaço está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, e sábados das 10:00 às 13:00, enquanto vigorar em território nacional a obrigação de recolhimento aos sábados, domingos e feriados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com