Conecte-se connosco

Coimbra

Hospital Pediátrico assinala mês da prevenção dos maus tratos na infância

Publicado

em

“Por tua causa … serei melhor Pessoa” e ”Bom Trato”, são as mensagens do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Pediátrico do CHUC. O mês de Abril foi definido como o mês internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, o mês do Laço Azul. 

O azul , tal como refere Bonnie Finney, “funciona como um constante alerta para lutar pela proteção das crianças”. Por isso, a história de Bonnie Finney demonstra como a preocupação de um único cidadão pode fazer toda a diferença, pode ser eficaz no despertar das consciências da população relativamente aos maus tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos. Em Portugal, o ​Laço Azul, ​é o que simboliza as múltiplas ações de sensibilização e alerta para esta realidade.

A equipa do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Pediátrico (NHACJR-HP), constituída pela Assistente Social e Coordenadora do NHACJR Filomena Freitas, a Psicóloga Anabela Fazendeiro, a Pediatra Marta Machado, a Enfermeira Patrícia Lourenço e a Pediatra Beatriz Valecom o apoio da Direção do Departamento de Pediatria do CHUC, produziu este ano uma mensagem de promoção do Bom Trato, a que todas as crianças e jovens têm direito, convictos de que a ação de cada um pode fazer a diferença na vida de crianças e jovens utentes deste hospital. 

A mensagem que que foi divulgada, ”Por tua causa … serei melhor Pessoa” e “Bom Trato”, pretende consciencializar os cidadãos de que as ações de cada um podem ser determinantes no processo de crescimento de uma criança e na sua formação como pessoa. 

 O NHACJR tem várias competências, entre elas: detetar, sinalizar, acompanhar e dar o devido encaminhamento às situações em que existe suspeita ou confirmação de situação de risco/perigo de maus tratos ou negligência numa criança/jovem. Promover a proteção da criança/jovem, desencadeando as ações necessárias à sua proteção e defesa dos seus direitos, são uma prioridade. Para este efeito é fundamental efetuar uma articulação permanente com a rede de estruturas intervenientes da área da saúde, justiça, segurança social, educação, entre outras. 

A sensibilização da comunidade em geral, da população utente e dos profissionais dos serviços e equipas multidisciplinares do hospital pediátrico, para a necessidade de deteção e sinalização das situações de risco ou perigo identificadas, são igualmente uma preocupação. 

O NHACJR do Hospital Pediátrico assegura a participação em campanhas de prevenção na área dos Maus Tratos na infância, tendo o privilégio de integrar a Rede de Parceiros da ARS Centro, da qual fazem parte relevantes Instituições da cidade e onde se dinamizam e divulgam múltiplas ações de prevenção conjuntas ou se promovem as que são desenvolvidas por cada uma das instituições nos seus âmbitos de intervenção próprios. 

As entidades parceiras que se associam a estas ações são cada vez mais, o que nos leva a acreditar que a prevenção e alerta é uma responsabilidade de cada um de nós, de cada cidadão, e a melhor forma de tentar evitar a ocorrência do mau trato na infância. Que seja dada atenção e primazia ao Bom Trato e Respeito pelas crianças e jovens e assegurada a efetiva concretização dos seus Direitos fundamentais. 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link