Região

Novos veículos aumentam eficiência na recolha de resíduos sólidos urbanos em Pombal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-06-2021

O município de Pombal apresentou esta quarta-feira, 16 de junho, dois novos veículos destinados à recolha de resíduos sólidos urbanos, adquiridos no âmbito do processo de modernização da frota municipal, com vista a obter melhor desempenho operacional e aumentar a sustentabilidade económica e ambiental. A aquisição das novas viaturas, com capacidade de carga útil entre os 15 e os 16 m3, representa um investimento municipal de 275 mil euros.

PUBLICIDADE

Os novos equipamentos, dotados de tecnologia mais recente, permitem, assim, aumentar a produtividade de operação, aumentar o conforto e segurança dos motoristas e operadores, e diminuir a emissão de gases potenciadores de gerar o efeito de estufa e de CO2.

As viaturas estão dotadas de cabine com baixa entrada, tipo “low entry”, que facilita aos colaboradores as condições de melhor acessibilidade e permanência ao habitáculo em deslocação. Desta forma, serão melhoradas as condições de trabalho, com a diminuição do esforço nos movimentos repetitivos de entrada e saída à cabine, bem assim melhoria da ergonomia dos bancos e espaço inferior da cabine, aumentando conforto do pessoal afeto ao serviço.

PUBLICIDADE

publicidade

A renovação da frota municipal na área da gestão de resíduos e limpeza urbana insere-se na aposta da Câmara Municipal de melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos seus munícipes, através da renovação e modernização dos equipamentos de recolha e deposição de resíduos, do
reforço da capacidade instalada de contentores, da criação de novos pontos de recolha, da instalação de bases para contentores, da substituição e manutenção de contentores danificados e/ou vandalizados, eliminação de pontos de recolha isolados que constituíam focos de poluição, entre
outros.

A 31 de dezembro de 2020, o concelho dispunha de 273 ecopontos (mais 10 ecopontos face ao ano anterior), o que contribuiu para a recolha e envio para reciclagem cerca de 2.187 toneladas de resíduos recicláveis e uma percentagem de desvio de resíduos depositados no Aterro Sanitário de Leiria na ordem de 10,68%. Os resultados obtidos (em 2020) nos quantitativos recolhidos seletivamente para reciclagem foram superiores ao ano anterior, tendo-se verificado um acréscimo em todas as fileiras, tendo sido mais acentuado na fileira das embalagens, com um crescimento aproximado de 12%, face ao ano transato.

PUBLICIDADE

Quanto aos equipamentos para deposição de resíduos indiferenciados, regista-se a existência de 3.884 unidades, das quais 41 eram contentores subterrâneos de maior capacidade. Nos últimos anos, a Câmara Municipal tem vindo a reforçar o número de contentores nas diversas freguesias, bem como tem aumentado a sua capacidade, substituindo equipamentos de 800L por 1100L, para além da instalação de ilhas ecológicas (3000L/contentor).

Durante o ano de 2020 foram recolhidas e tratadas 15.706 toneladas de resíduos indiferenciados produzidos no concelho, correspondendo a uma capitação média de 0,78kg/habitante/dia e um acréscimo de cerca de 43 toneladas face ao ano anterior. A totalidade dos resíduos indiferenciados recolhidos foi tratada nas instalações da Valorlis, em que 5.946,26 toneladas foi valorizada na Central de Valorização Orgânica e 9.759,74 toneladas teve como destino final o Aterro Sanitário de Leiria.

Em consequência do contexto pandémico causado pela COVID-19, destacam-se as ações de desinfeção realizadas aos equipamentos e espaços públicos, ao aumento do número de lavagens de contentores (cerca de 12% face ao ano anterior), bem como ao aumento significativo do número de pedidos de recolha porta a porta de monstros e do número de recolhas dos contentores de proximidade para a deposição de monstros (um acréscimo de 284 toneladas em relação ao ano anterior). Foram recolhidas cerca de 2.583 toneladas de monstros, correspondendo a um acréscimo de 284 toneladas em relação ao ano anterior.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE