Cidade

Novos Enfermeiros recebem Cédulas Profissionais ensombrados pelo desemprego

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-09-2013

Perto de quatro centenas e meia de jovens licenciados em enfermagem da Região Centro estão convidados a receberem as cédulas profissionais no próximo dia 13 em Coimbra, numa Cerimónia de Vinculação à Profissão organizada pela Ordem dos Enfermeiros (OE).

PUBLICIDADE

Nessa mesma sessão a Secção Regional do Centro (SRC) da OE promove uma Cerimónia de Reconhecimento Profissional, homenageando 120 Enfermeiros que se aposentaram de instituições da Região Centro.

A chegada dos novos Enfermeiros à profissão é ensombrada pelas dificuldades em que Portugal se encontra, e pelas escassas possibilidades de estes jovens conseguirem emprego no seu país.

PUBLICIDADE

“O momento de Vinculação à Profissão, em que de forma solene se reconhece a entrada destes novos membros, deveria ser um momento de alegria, mas não posso deixar de sentir algum pesar por existir uma sombra nesses jovens, porque sabem que dificilmente conseguirão exercer no nosso país a profissão que abraçaram”, observa a Enfermeira Isabel Oliveira, presidente do Conselho Diretivo da SRC da OE.

Entende que ficam goradas ou adiadas as expetativas de famílias e jovens que investiram uma parte das suas vidas para cumprir o sonho de ter uma formação superior, de adquirir instrumentos que lhes permitissem entrar no mundo do trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

A Enfermeira Isabel Oliveira salienta que esta situação acontece quando se constata, pelas avaliações que a Ordem dos Enfermeiros faz nas Visitas de Acompanhamento do Exercício Profissional, que “eles fazem efetivamente falta” em Portugal.

“Efetivamente a população precisa de mais cuidados de Enfermagem do que aqueles a que tem acesso neste momento”, acrescenta.

Para a Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da OE, as condições que o país oferece aos Enfermeiros também “fazem pensar duas vezes se não será melhor emigrar”, decisão que alguns colegas a exercer a profissão em Portugal há vários anos têm vindo a tomar.

“Isto implica alguma reflexão de quem está à frente dos destinos do país, se temos as pessoas no auge da sua força de trabalho a emigrar massivamente”, observa.

Na Cerimónia de Reconhecimento Profissional e de Vinculação à Profissão, a decorrer no dia 13 em Coimbra, a Secção Regional do Centro (SRC), pela primeira vez, presta homenagem pública aos Enfermeiros que se aposentaram.

“Chegou o momento de também reconhecer aqueles que muito deram à profissão. Se neste momento temos a profissão como a temos, em termos de conhecimento científico, de grau académico, se temos uma Ordem Profissional há 15 anos, isso o devemos ao contributo destes Enfermeiros”, realça a presidente do Conselho Diretivo da SRC.

A Cerimónia de Reconhecimento Profissional e de Vinculação à Profissão está marcada para as 15 horas do dia 13 de setembro no Auditório da Bissaya Barreto – Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta, nos arredores de Coimbra. Será presidida pelo Senhor Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Germano Couto.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE