Quatro novos dirigentes da Presidência do Politécnico de Coimbra (IPC) tomaram posse ontem, dia 16 de outubro, no Auditório Principal da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).
Rui Amaro tomou posse como vice-presidente para o Património e Infraestruturas, António Carvalho como administrador dos Serviços de Ação Social, Sónia Costa como pró-presidente para a área de Compliance e Cumprimento Normativo, Igualdade, Diversidade e Cidadania Inclusiva, Inovação e Empreendedorismo Social e Ricardo Moura como pró-presidente para a área de Gestão das Infraestruturas Tecnológicas e Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Na sua intervenção, a Presidente do IPC, Cândida Malça, afirmou tratar-se de “um momento de renovação, compromisso e confiança” e que os novos dirigentes vêm colmatar dificuldades encontradas quando a equipa assumiu funções no que diz respeito à organização da instituição. Segundo a responsável, o Vice-Presidente para o Património e Infraestruturas terá um papel determinante “na preparação de projetos sólidos, realistas e ambiciosos que nos permitam canalizar os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência com eficácia, transparência e sentido estratégico”.
PUBLICIDADE
Outro pilar importante a ser revitalizado, segundo a presidente, são os Serviços de Ação Social, que devem centrar a sua missão no bem-estar dos estudantes. Já na área tecnológica, pretende-se crescer enquanto instituição e apostar na modernização dos serviços e dos sistemas. Por fim, é necessário abrir a instituição à sociedade e “formar cidadãos completos, solidários e conscientes do seu papel no mundo”.
Cândida Malça sublinhou que os dois novos pró-presidentes – uma investigadora e um trabalhador não docente – representam a “diversidade e a complementaridade” que deseja para a atual Presidência. “Com eles reafirmamos a ideia de que a instituição somos todos nós: docentes, investigadores, trabalhadores docentes e não docentes e estudantes. Todos têm um papel insubstituível na construção do nosso futuro”, disse. A presidente concluiu, afirmando acreditar “só com a colaboração de todos poderemos construir uma Instituição mais justa, mais forte e mais preparada para os desafios do futuro”, reafirmando precisar “de todos e conto com todos”, concluiu.
PUBLICIDADE