Metade dos novos autocarros elétricos adquiridos pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão parados devido a avaria.
Depois de ter dito na passada semana que estavam “todos” os novos autocarros elétricos dos SMTUC avariados e dos serviços da autarquia revelado no dia seguinte que, afinal, as avarias são regulares, o presidente da câmara José Manuel Silva referiu segunda-feira na reunião do executivo que metade dos veículos adquiridos à marca Otokar estão parados devido a uma avaria.
PUBLICIDADE
Questionado sobre os procedimentos que o município está a tomar em relação a esta questão pela vereadora socialista Regina Bento, o autarca disse que os autocarros estão dentro da garantia e que têm vindo a ser efetuadas reparações por parte da empresa responsável.
Na sua intervenção, a líder da bancada socialista questionou o presidente sobre “como foi possível receber esta frota sem garantir que estava em perfeitas condições de funcionamento”. Por outro lado, quis saber se foi efetuada vistoria técnica e testes adequados antes da receção definitiva dos veículos, bem como se “foram estabelecidas cláusulas de garantia e penalizações contratuais para situações como esta e se estão a ser acionadas”.
“Porque motivo não foram assegurados autocarros de substituição para garantir a operação dos SMTUC, considerando que, para cumprir o requisito obrigatório dos fundos comunitários de abater veículos em igual número aos novos, houve uma redução da frota disponível”, referiu Regina Bento.
PUBLICIDADE