Justiça

Novo vírus em Portugal! Usa webcam para chantagear vítimas com imagens sexuais

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 20-10-2025

Um novo malware, apelidado de Stealerium, está a alarmar especialistas em cibersegurança por utilizar a webcam e capturas de ecrã para cometer chantagem sexual, também conhecida como sextortion.

De acordo com investigadores da Proofpoint, o vírus é instalado através de emails de phishing, que se fazem passar por mensagens de bancos, instituições de caridade ou serviços de streaming conhecidos. Os hackers usam palavras como “Intimação judicial”, “Recibo de doação” ou “Pagamento recusado” para induzir urgência e levar a vítima a clicar em anexos ou links maliciosos.

O Stealerium sabe quando o utilizador acede a sites pornográficos e tira capturas de ecrã, ao mesmo tempo que usa a webcam para fotografar a vítima. Estas imagens e gravações são enviadas aos criminosos por plataformas como Discord, Telegram ou email, sendo posteriormente usadas para extorsão, pode ler-se no ZAP.

PUBLICIDADE

Além da chantagem sexual, o malware também recolhe informações sensíveis, incluindo senhas, números de cartões de crédito, registos de chat e carteiras de criptomoedas. O código-fonte do Stealerium esteve disponível na internet durante anos em repositórios do GitHub, supostamente para fins educativos, mas só recentemente começou a ser utilizado ativamente no mundo real.

Especialistas alertam que muitas vítimas têm receio de denunciar o crime devido ao constrangimento, facilitando o pagamento aos golpistas. Para se proteger, é recomendado desconfiar de emails de terceiros, verificar sempre os sites oficiais das entidades que contactam, cobrir a webcam fisicamente com adesivos ou ferramentas do computador e manter antivírus e programas de segurança atualizados.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE