Mundo

Novo terramoto no Japão sentido em Tóquio

Notícias de Coimbra com Lusa | 55 minutos atrás em 12-12-2025

Um novo terramoto de magnitude 4,9 produziu-se hoje no leste do Japão, e foi sentido com intensidade na capital Tóquio, horas depois de um mesmo fenómeno de 6,7 ter ocorrido no nordeste do arquipélago asiático.

Este último sismo foi registado às 19:05 horas locais (10:05, em Lisboa), com epicentro em terra, a 50 quilómetros de profundidade, na zona sul da região de Ibaraki, a nordeste da capital japonesa, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla inglesa), que, desta vez, não ativou qualquer aviso de maremoto (‘tsunami’).

PUBLICIDADE

publicidade

O sismo, que não terá causado vítimas ou perdas materiais de relevo, atingiu o nível quatro, na escala sísmica japonesa de sete níveis, centrada em medir o abalo na superfície e o seu potencial destrutivo, em várias cidades, como Ibaraki, Tochigi, Saitama e Chiba, e o nível dois na área metropolitana de Tóquio.

PUBLICIDADE

O Japão está localizado numa das zonas sísmicas mais ativas do Mundo, conhecida por ‘Anel de Fogo’.

Um terramoto de magnitude 6,7 ocorrera hoje, ao largo do norte do Japão, anunciou a JMA), poucos dias após um tremor de magnitude 7,5 na mesma zona, que causou pelo menos 50 feridos.

O Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa) informou que o referido tremor, que também estimou em magnitude 6,7, ocorreu a 130 quilómetros ao largo de Kuji, no departamento de Iwate, na ilha principal de Honshu.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE