Cidade

Novo regulamento de apoios para entidades que gerem equipamentos culturais

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 07-12-2015

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na reunião do próximo dia 9, a Proposta de Aviso de Abertura de Candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente em 2016 – Associativismo Cultural Geral. A par deste será votado um novo documento, semelhante ao primeiro, mas com um destinatário diferente: Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais.

PUBLICIDADE

Os dois avisos de abertura de candidaturas terão plataformas para submissão de candidaturas distintas no site da CMC. Quanto ao Associativismo Cultural Geral, destina-se aos agentes culturais legalmente constituídos que prossigam no município fins de interesse municipal. Os objetivos da autarquia passam por estimular a produção e a criatividade cultural de qualidade e salvaguardar os traços essenciais da cultura e património locais. O prazo de apresentação de candidaturas irá decorrer entre 1 e 31 de março de 2016. Em termos gerais, o aviso de abertura de candidaturas é idêntico ao do ano passado, tendo sido alterados alguns aspetos ao nível dos critérios de avaliação.

Como já foi referido, a novidade é a Proposta de Aviso de Abertura de Candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente em 2016 – Entidades com Gestão de Equipamentos Culturais Municipais. Destina-se aos agentes culturais legalmente constituídos que gerem equipamentos culturais municipais e as entidades a que se refere este aviso não podem candidatar-se ao Associativismo Cultural Geral.

PUBLICIDADE

Para o ano de 2016 contam-se os seguintes equipamentos culturais municipais: Centro de Artes Visuais, Oficina Municipal do Teatro e Pavilhão Centro de Portugal. O Tetro da Cerca de São Bernardo não está incluído porque a entidade gestora – A Escola da Noite – tem protocolo válido com a CMC até 31 de dezembro de 2016.

Os objetivos da CMC passam por estimular a produção e a criatividade cultural de qualidade, criar condições de estabilidade para as associações que têm a seu cargo a gestão de equipamentos culturais municipais com programação regular e salvaguardar os traços essenciais da cultura e património locais.

PUBLICIDADE

publicidade

O prazo de apresentação de candidaturas também difere do anterior. Neste caso, as entidades gestoras de equipamentos culturais municipais podem optar por uma de duas fases para apresentação de candidatura: a primeira, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2016, e a segunda, entre 1 e 31 de março de 2016.

As entidades podem optar pela apresentação de candidatura para 1, 2 ou 3 anos, devendo os documentos e conteúdos programáticos associados corresponder à modalidade (anual ou plurianual) escolhida. A diferença também reside nos critérios de apreciação, que são mais.

As duas propostas (geral e entidades gestoras) resultam da consulta realizada no final do processo de candidaturas, em 2015, aos grupos e associações culturais, no sentido de apresentarem contributos para o aperfeiçoamento deste procedimento, à qual responderam treze entidades.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE