Coimbra

Novo projeto aproxima cães dos idosos para ajudar a combater solidão (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-10-2022

Chama-se “Um cão combate a solidão” o projeto que vai arrancar dentro de dias com o objetivo de ajudar os idosos de Coimbra que se encontram mais isolados.

PUBLICIDADE

A ideia passa por fazer chegar esta iniciativa a todas as freguesias do concelho, através de duas ações distintas, como explicou o vereador da CDU, Francisco Queirós, na reunião do Executivo desta segunda-feira.

Lembrou que “a solidão é um dos graves problemas dos nossos tempos”, uma preocupação a que impera responder, sendo esta uma das medidas que poderá traduzir-se em grandes benefícios para as pessoas que se encontram mais isoladas.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Queirós realça que é um facto que os animais de companhia têm um papel determinante para ajudar a combater a solidão, um dos “flagelos da nossa sociedade e que é particularmente grave nas pessoas mais idosas”. Acredita que esta proximidade trará grandes benefícios a nível da saúde e bem estar.

O projeto está a ser iniciado pelo Serviço Médico Veterinário – Canil-Gatil Municipal de Coimbra e assenta em duas vertentes essenciais. Por um lado, pretende promover a convivência entre os animais e os utentes dos lares e, por outro, vai envolver também as juntas de freguesia para que ajudem a sinalizar os idosos ativos que se encontram mais isolados e que possam beneficiar da companhia de um cão.

PUBLICIDADE

De acordo com Francisco Queirós, a escolha será feita de forma criteriosa, salvaguardando as características comportamentais do animal, de forma a adequar-se ao novo dono. Todos os animais estarão devidamente desparasitados e vacinados.

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE