Educação

Novo presidente da Escola Supeiror de Enfermagem toma posse sexta-feira

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-09-2022

O novo presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Fernando Amaral, toma posse esta sexta feira, 16 de setembro. A cerimónia decorre, a partir das 15h00, no auditório do Polo A da instituição (Avenida Bissaya Barreto).

PUBLICIDADE

O ato solene compreende, também, a investidura das novas vice-presidentes da ESEnfC, Manuela Frederico Ferreira e Conceição Alegre de Sá, bem como dos adjuntos da presidência, respetivamente José Carlos Santos, Armando Marques Silva, Dulce Pereira Galvão e Verónica Dias Coutinho.

Eleito, no passado dia 20 de julho, para o quadriénio 2022-2026, Fernando Amaral definiu como prioridades para o mandato a integração na Universidade, a valorização do ensino, da cooperação e da internacionalização, o incentivo à investigação e a criação de uma escola aberta para o mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Garantir as condições para que nenhum estudante fique para trás em razão de condicionalismos económicos e ou sociais, consolidar a marca ESEnfC no panorama nacional e internacional e promover a Escola como um ambiente de estudo cultural e socialmente cativante e promotor do bem-estar para todos” são compromissos do professor coordenador da ESEnfC.

Por outro lado, o novo presidente eleito assume “o propósito de uma gestão pelo conhecimento e na conciliação trabalho e vida particular, que permita desocultar os talentos de cada um dos profissionais e maximizá-los, não apenas para que a escola obtenha benefício, mas também para a criação de um ambiente onde cada um se sinta realizado profissionalmente e com maior satisfação e bem-estar”.

PUBLICIDADE

Professor coordenador na ESEnfC, enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com a opção de controlo de infeção, o novo presidente da ESEnfC possui o curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem e o curso de Direção Estratégica de Instituições do Ensino Superior na Cátedra UNESCO da Universidade Politécnica de Catalunha. É mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e doutor em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, também pela UC, onde realizou uma tese centrada na efetividade dos cuidados de Enfermagem.

Fernando Amaral foi, também, investigador principal de alguns projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pela União Europeia e pela Ordem dos Enfermeiros.

Na carreira docente desde 1988 – ingressou na Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto –, o atual coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC já ocupou os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico. Fez, ainda, parte do Conselho Geral nos últimos três mandatos.

Aida Maria Mendes foi a presidente da ESEnfC durante os últimos quatro anos, cargo para o qual não se recandidatou, por limite de idade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE