Primeira Página

Novo Presidente da Câmara quer tornar Miranda do Corvo num dos melhores concelhos para viver

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 02-11-2025

O novo presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, afirmou hoje que pretende tornar o concelho num dos melhores do país para viver, invertendo o atual declínio populacional.

Esta tarde, na cerimónia de tomada de posse, na Casa das Artes, José Miguel Ferreira (PSD/CDS-PP), eleito com maioria absoluta, alertou o ministro das Infraestruturas e Habitação para a necessidade de entrar rapidamente em funcionamento o sistema de transporte ‘metrobus’, no antigo canal ferroviário da Lousã, que liga este concelho a Coimbra, com passagem por Miranda do Corvo.

O autarca, de 37 anos, desafiou ainda o governante, que assistiu à sessão, a alargar o ‘metrobus’ a outros municípios e aos polos universitários de Coimbra e a concluir a ligação da Autoestrada 13, parada há vários anos à entrada de Coimbra, ao Itinerário Principal (IP) 3.

PUBLICIDADE

Numa sala de espetáculos completamente lotada, José Miguel Ferreira anunciou que vai avançar com a construção do parque empresarial de Lamas, junto ao nó de acesso à A13, que liga o Entroncamento a Coimbra e dá acesso à Autoestrada do Norte (A1).

Segundo afirmou, esta será uma forma de aumentar o emprego, juntamente com a reabilitação da atual zona industrial de Miranda do Corvo e de Vale Marelo, na União de Freguesias de Semide e Rio de Vide.

O novo presidente da autarquia mirandense definiu como objetivo estratégico a médio e longo prazo a inversão do declínio populacional, prometendo aumentar a habitação disponível, melhorar a limpeza do espaço público, requalificar os equipamentos desportivos e criar novos espaços para as famílias.

“Em lado nenhum está escrito ou sentenciado que Miranda do Corvo tem de ser um dos concelhos com menos dinâmica económica e populacional do distrito, quando temos todas as condições para fazer diferente”, afirmou.

Apesar da maioria absoluta que dispõe em todos os órgãos autárquicos do município, José Miguel Ferreira garantiu que “não será uma maioria cega nem muda” e que irá trabalhar “com todos”.

“A maioria absoluta é uma honra, mas também uma enorme responsabilidade, pelo que assumo o compromisso de trabalhar com todos os mirandenses, todas as freguesias, organizações e entidades”, vincou.

A coligação Juntos Por Miranda (PSD/CDS-PP) venceu as eleições autárquicas em Miranda do Corvo, cuja Câmara era liderada há três mandatos pelo PS.

O PSD/CDS-PP obteve 51,09% (quatro mandatos), o PS 29,17% (dois mandatos) e a CDU (PCP-PEV), com 12,59% dos votos, elegeu pela primeira vez (um mandato).

Na Assembleia Municipal, a coligação PSD/CDS-PP obteve também maioria absoluta com 12 deputados e quatro presidentes de junta, contra sete do PS e dois da da CDU.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE