Coimbra

Novo presidente da Associação Académica de Coimbra quer “diálogo com todas as estruturas” (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-11-2021

Cesário Silva, estudante de Engenharia Informática, foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), com 50,95% dos votos. Assim que tomar posse quer “analisar o estado da casa” e “dialogar com todas as estruturas”, disse em entrevista ao NDC. 

PUBLICIDADE

O estudante encabeçava a Lista V, Académica de Valores, e conquistou a maioria dos votos (4070), derrotando o atual vice-presidente e candidato pela lista T, Pedro Dias, que alcançou 3643 votos, e Ghyovana Carvalho (Lista P), que chegou aos 275.

Cesário Silva conseguiu a maioria absoluta necessária para não haver segunda volta. “Foi uma surpresa positiva. Estávamos à espera de um cenário com uma segunda volta, que não se revelasse tão positivo como foi, mas ficámos muito contentes de saber que todo o projeto, toda a dedicação que a equipa tem tido para chegar aos estudantes, em ouvir os problemas dos estudantes, e garantir que encontrávamos soluções culminou num resultado tão positivo”, disse na primeira entrevista ao NDC após a eleição.

O estudante quer agora “analisar o estado da casa, ouvir todas as estruturas”. A intenção, garante, é “perceber o estado em que vamos iniciar o mandato e sermos capazes de perceber quais são as maiores urgências, quais são os pontos que podem ser feitos ao longo do mandato” e investir na “comunicação, num diálogo aberto com todas as estruturas” para levar o mandato a “bom rumo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Cesário Silva acredita que a Lista V apresentou “um projeto com o qual os estudantes se identificam”, sabendo que “a Associação Académica não está cá apenas como símbolo institucional, mas está cá para os ouvir e representar da melhor forma”.

Prometendo uma aproximação a várias instituições e uma postura reivindicativa, o novo presidente da direção-geral da AAC considera que a academia não pode “ficar apenas pela reivindicação teórica e pelas lutas na rua”, mas tem de “trazer os problemas resolvidos para a comunidade estudantil”.

PUBLICIDADE

O novo dirigente, que sucede a João Assunção, quer deixar a sua marca na instituição, trazendo “soluções que se propaguem para o futuro”.

De um universo de 29.481 eleitores, registou-se uma taxa de abstenção de 72%, abaixo do registado em 2020, em que houve apenas duas listas e em que se registou uma abstenção de 86%, uma das maiores taxas de que há memória nas eleições dos últimos anos para a AAC. Foram contados 73 votos nulos e 196 votos em branco.

Veja a entrevista NDC em direto com o novo presidente da Associação Académica de Coimbra:

Veja a entrevista a Cesário Silva durante a campanha eleitoral:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE