Desporto

Novo Presidente da AAC vai apostar na política de proximidade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-12-2013

O estudante de Direito Bruno Matias foi eleito hoje, de madrugada, presidente da direção geral da Associação Académica de Coimbra, vencendo a segunda volta das eleições com cerca de 48% dos votos, como Notícias de Coimbra revelou em primeira mão às 3:31.

PUBLICIDADE

Bruno Matias, candidato pela lista T (Tu Tens Académica), venceu a segunda volta das eleições com 4.571 votos, contra os 4.224 (44%) de Samuel Vilela, da lista A (Mais Academia), que tinha vencido a primeira volta com 4.216 votos.

O próximo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), oriundo de São Pedro do Sul, afirmou que pretende uma direção geral “que defenda os interesses dos estudantes” e que desenvolva políticas de proximidade com os mesmos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos trabalhar para melhorar as políticas do ensino superior”, defendeu Bruno Matias, considerando que a Academia de Coimbra deve defender “um ensino de qualidade e onde todos possam ter oportunidade”, algo que, segundo o estudante, “não se tem observado nos últimos anos”.

PUBLICIDADE

O futuro presidente da AAC voltou a frisar a necessidade da redução gradual da propina, uma das propostas já apresentadas durante a sua campanha.

Samuel Vilela, candidato vencido, referiu que a sua lista pretende “continuar ativa na vida da AAC”, estando disposta a uma colaboração com a próxima direção geral.

Num universo de cerca de 23 mil estudantes, houve um total de 9.476 votos, número idêntico à primeira volta, tendo sido contabilizados 288 nulos e 393 brancos. Os 293 votos por envelope não foram necessários contabilizar, por não serem suficientes para alterar o resultado final.

A participação dos estudantes nas eleições, quer na primeira quer na segunda volta, foi maior que a registada no último ato eleitoral, em que apenas 4.926 alunos votaram.

O Conselho Fiscal (eleito pelo método de Hondt na primeira volta) será presidido pela estudante de Engenharia Civil Mariana Pereira, também da lista T, candidatura que venceu as eleições para esse órgão da AAC na primeira volta, garantindo quatro lugares no órgão contra três das Lista A.   José Rodrigues acaba por ser eleito presidente da Assembleia Magna da AAC.

A tomada de posse desta nova DG/AAC ainda não tem data definida, mas decorrerá durante o mês de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE