Política

Novo ministro das Infraestruturas envolvido em polémicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 03-01-2023

João Galamba, o novo ministro das Infraestruturas proposto por António Costa, está envolvido em duas polémicas. Em causa estão a extração de lítio no Norte do País e um megaprojeto do hidrogénio verde em Sines.

PUBLICIDADE

João Galamba passou sete anos no Ministério do Ambiente, onde tutelou as secretarias de Estado da Energia e do Ambiente. Foi nessa qualidade que se envolveu em várias polémicas, uma das quais resultou numa investigação que também visava o antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reporta a CNN Portugal.

O Ministério Público investiga alegadas irregularidades na concessão à exploração de lítio, em Montalegre. A concessão dada à LusoRecursos acabou por ser revogada, com o então ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, a afirmar que houve “falta de profissionalismo” por parte daquela empresa.

PUBLICIDADE

“O Departamento Central de Investigação e Ação Penal, o Ministério Público e a Polícia Judiciária abriram um processo para apurar eventuais crimes de tráfico de influência, corrupção e outros crimes económico-financeiros. Em causa estão eventuais favorecimentos ao consórcio EDP/Galp/REN para o milionário projeto do hidrogénio verde para Sines. A investigação acontece depois de suspeitas surgidas em 2019, com as autoridades a tentarem perceber se houve favorecimento àqueles grupos naquele que foi um dos maiores investimentos públicos dos últimos anos”, lê-se na notícia.

O novo ministro que irá tomar posse, amanhã, 4 de janeiro, defendeu, à época, que “teria cometido um crime” caso tivesse revertido o despacho que dava conta da aprovação da concessão da pesquisa e exploração aquela empresa, acrescentando que fez aquilo que lhe tinha sido pedido.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE