MOBILIDADE

Novo Mazda6e já está a caminho de Portugal

Notícias de Coimbra | 22 minutos atrás em 06-05-2025

Foi do porto de Waigaoqiao, em Xangai, na China, que a 22 de abril último saíram para os mercados da Europa as primeiras unidades do novo Mazda6e, hatchback de 5 portas 100% eléctrico que o mundo ficou a conhecer em Janeiro último, fruto da sua estreia no Salão Automóvel de Bruxelas.

Foi pelas 10h00 da manhã desse dia que se deu início ao embarque do primeiro lote de 600 Mazda 6e, saídos do alinhamento ordenada que tinham ao lado do gigantesco supercargueiro ro-ro ali ancorado. Accionado o botão de embarque, a primeira unidade do novo Mazda 6e seguiu para o seu interior, sob uma chuva de aplausos das entidades presentes no local, testemunhando o arranque oficial deste processo, não só da Direcção da Changan Mazda Automobile Co., Ltd., como também de representantes do Comité de Gestão do Distrito de Lingang e demais parceiros logísticos. 

Tendo como destino inicial o porto belga de Antuérpia, ali deverão chegar no final deste mês, para depois rumarem aos concessionários dos diversos mercados da Europa, para que assim possam preparar o lançamento, já este verão, desta nova proposta 100% eléctrica, de carregamento rápido, da Mazda. 

PUBLICIDADE

O lançamento do novo Mazda 6e – modelo produzido pela Changan Mazda, em Nanjing (China) – é o resultado da combinação de ambas as culturas, japonesa e chinesa, na criação de uma viatura de elevado teor tecnológico, nomeadamente no domínio mecânico, e que espelha a próxima evolução da filosofia de design Kodo – Alma do Movimento, da Mazda. A aposta em linhas suaves e fluidas e características arrojadas conferem ao automóvel uma presença forte, mas requintada, numa silhueta coupé de plataforma curta de visual desportivo, mantendo a funcionalidade de um hatchback de 5 portas. 

O processo de desenvolvimento do novo Mazda6e assentou nas elevadas competências dos engenheiros do Centro de I&D de Produtos da Changan Mazda, em Nanjing (China), da Sede da Mazda Motor Corporation, em Hiroshima (Japão), e do Centro Europeu de I&D da Mazda (MRE), em Oberusel (Alemanha). Do design, à investigação e desenvolvimento, até chegar à produção, o modelo segue, com elevado rigor, os padrões de fabrico globalmente unificados da Mazda. É, simultaneamente, um automóvel chinês e um automóvel global. 

Sendo a única base de produção de novas energias da Mazda na China, a Fábrica da Changan Mazda, em Nanjing, reúne a centenária tecnologia de fabrico de automóveis Mazda e a tecnologia líder de electrificação da Changan Automobile. Recorre a linhas de produção inteligentes e a modelos de lean management para garantir que a qualidade de cada Mazda 6 e atinja o mais elevado patamar do mundo.

Hidehisa Matsuda, Presidente da Changan Mazda Automobile Co., Ltd., afirmou: “O Mazda 6e possui um sistema tri-elétrico e um desempenho de segurança em conformidade com os mais recentes regulamentos da UE, o design estético ‘A Alma do Movimento’ com uma resistência ao vento ultra-baixa e o desempenho do controlo de condução elétrico ‘integração homem-cavalo’, que satisfaz, com precisão, as expectativas dos consumidores europeus em relação aos automóveis eléctricos topo de gama. A viagem inaugural do Mazda 6e na Europa representa a transformação da Changan Mazda de uma ‘joint venture’ para uma ‘base global de inovação tecnológica de novas energias’. Apoiando-se na vantagem da China de ser pioneira nos campos da electrificação e da inteligência, a Changan Mazda tornar-se-á um fulcro fundamental para a investigação e desenvolvimento tecnológico global da Mazda no futuro”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE