Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Novo livro sobre Zeca Afonso com documentos inéditos!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 08-04-2014

Uma biografia de José Afonso, com documentos inéditos, intitulada “Zeca Afonso – Livra-te do Medo”, da autoria do jornalista José A. Salvador, que conheceu o intérprete e compositor, é editada na próxima semana.

PUBLICIDADE

Trata-se de “uma biografia largamente ilustrada com fotografias, fac-similes de manuscritos e vários documentos inéditos” dos arquivos da polícia política anterior ao 25 de Abril de 1974, a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), e da censura, estrutura que visava antecipadamente todas as publicações e espetáculos públicos em Portugal, truncando obras ou proibindo-as, como aconteceu às canções “Traz outro amigo também” e “Venham mais cinco”, de José Afonso, afirma em comunicado hoje divulgado a Porto Editora, que chancela a obra.

Esta é “a obra mais completa até hoje publicada sobre José Afonso”, atesta e editora que a publicará no dia 17 de abril.

PUBLICIDADE

publicidade

“José Afonso foi indiscutivelmente uma das grandes vozes da Revolução de Abril. ‘Grândola, Vila Morena’ é um tema que, ainda hoje, procura ser instrumento de intervenção, e este ano, além dos 40 anos do 25 de Abril, comemoram-se também os 50 anos [da origem] desta canção”, afirma em comunicado a editora que recorda que, em “maio de 1964, José Afonso foi cantar à Sociedade Fraternidade Operária Grandolense, acontecimento que o inspiraria a escrever” a canção do álbum “Cantigas do Maio”, de 1971.

A obra é prefaciada pelo jornalista Adelino Gomes e “apresenta uma longa entrevista ao cantautor, bem como depoimentos de familiares e amigos”.

PUBLICIDADE

Segundo a editora, esta biografia “permite ainda conhecer a relação [de José Afonso] com a literatura, a sua biblioteca, de 829 livros numerados e assinados, o início da carreira, os tempos de perseguição e prisão, e a doença que lhe foi fatal”.

De seu nome completo José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu a 02 de agosto de 1929 em Aveiro e ficou conhecido como Zeca Afonso, tendo iniciado a carreira em Coimbra, onde fez parte do Orfeão Académico e da Tuna Universitária, seguindo-se uma carreira a solo como intérprete de fados e baladas.

Gravou o primeiro disco, nos inícios da década de 1950, de 78 rotações, com fados de Coimbra, editados pela discográfica Alvorada.

O músico cumpriu o serviço militar obrigatório e, já licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, iniciou a carreira docente, mantendo ligações com o meio musical coimbrão, relacionando-se em simultâneo com, entre outros, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Alegre e José Niza.

Em 1963 editou aqueles que são os primeiros temas de cariz político, “Os Vampiros” e “Menino do Bairro Negro”, que faziam parte do alinhamento do disco “Baladas de Coimbra”, que a Censura proibiu.

Fez digressões pela Europa e estabeleceu residência em Moçambique, entre 1964 e 1967, onde estavam os pais, regressando a Portugal, onde voltou a lecionar, tendo a ditadura procedido à sua expulsão do ensino, por razões políticas.

Em 1969, em Paris, participou no I Encontro da “Chanson Portugaise de Combat”. Gravou o disco “Cantares do Andarilho”, que lhe valeu o Prémio da Casa da Imprensa, para o Melhor Disco do Ano, e o Prémio da Melhor Interpretação, ao qual se sucedeu “Cantigas de Maio”, tendo sido preso, em 1973, pela PIDE, no Forte de Caxias.

Após o 25 de Abril de 1974, envolveu-se diretamente na política, participando em sessões de Canto Livre e na campanha de alfabetização do Movimento das Forças Armadas. Apoiou os candidatos presidenciais Otelo Saraiva de Carvalho (1976) e Maria de Lourdes Pintasilgo (1984).

No dia 23 de fevereiro de 1987, morreu em Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica, que lhe fora diagnosticada em 1982. No dia seguinte, o seu funeral foi acompanhado por cerca de 30 mil pessoas, segundo a Associação José Afonso.

o autor de “Zeca Afonso – Livra-te do medo”, José António Salvador, conheceu José Afonso quando frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e fez parte da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, durante a crise estudantil de 1969.

Com 66 anos, José A. Salvador é jornalista desde 1969, quando iniciou a atividade profissional n’O Comércio do Porto, tendo feito parte, posteriormente, das redações do vespertino Diário Popular e do semanário O Jornal, assim como da redação inicial da televisão SIC, onde, durante dois anos, programou a informação.

O Clube de Imprensa distinguiu-o por duas vezes com o primeiro Prémio Viagem pelas reportagens “Tejo, por este rio acima” e “Cabo Verde, o sonho das ilhas”.

“Zeca Afonso – Livra-te do medo” sucede aos dois trabalhos anteriores do jornalista sobre o autor de “Grândola, vila morena”: “Livra-te do Medo – Histórias e Andanças do Zeca Afonso”, de 1985, e “José Afonso: O Rosto da Utopia”, de 1994.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com