Primeira Página

Novo livro de jornalista lousanense Casimiro Simões apresentado em Lisboa

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 10-01-2024

O novo livro do jornalista Casimiro Simões, “Cães e Lobos Comem Todos – Diário satírico da desumanidade”, é apresentado quinta-feira, às 18:00, na sede da agência Lusa, em Lisboa.

PUBLICIDADE

A obra, uma coletânea de 81 narrativas – contos, crónicas e memórias -, a maioria redigidas entre 2020 e o ano passado, é uma homenagem do jornalista da agência Lusa aos escritores Natália Correia (1923-1993) e Aquilino Ribeiro (1885-1963), e é apresentada pelo historiador Osvaldo Macedo de Sousa, especialista em humor gráfico, autor do prefácio.

Para o autor, a desumanidade “radica sobretudo em figurões da atualidade, eles próprios caricaturas horríveis da estupidez global, como o Bronco do Bronx, o Capitão do Gatilho e o Judoca Moscovita”.

PUBLICIDADE

Ainda assim, “num país de ‘bazucas’, a eles se juntam o Capador Alquimista e o Rony Soprano, investidor truculento e trafulha da Serra dos Milhafres, além do ex-maoista Tigre de Papel”.

O livro, com capa do desenhista Carlos Sêco, com dezenas de cartunes, fotos e outras imagens, abre com uma peça jornalística que Casimiro Simões escreveu “em 2014, uma entrevista ao empresário José Redondo, da Lousã, que no último verão completou 80 anos, tendo dedicado quase toda a vida aos negócios da família, com destaque para o Licor Beirão, que o pai, José Carranca Redondo, logrou pôr nas bocas do mundo desde 1940”, disse o autor à Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Cães e Lobos Comem Todos” inclui também um texto sobre outro empresário, Rui Nabeiro (1931-2023), encerrando com a sátira “O Rui vai nu!”, alusiva à recente polémica em torno da estátua do escritor Camilo Castelo Branco, no jardim da Cordoaria, no Porto, abraçado a uma mulher nua.

Este é o quinto título do jornalista e conta com as colaborações de cartunistas de Portugal, Brasil, Peru e Argentina, entre eles Adão Conde, Cival Einstein, Hermínio Felizardo, João Bosco, Omar Perez, Omar Zevallos, Onofre Varela, Paulo Fernandes, Quim Carvalho, Rui Pimentel, Santiagu, e, a título póstumo, do palestiniano Naji al-Ali, assassinado em 1987.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE