Novo líder da JSD quer descentralizar Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-03-2018

José Miguel Ferreira foi eleito Presidente da Comissão Política Distrital da JSD Coimbra. O IV Congresso da estrutura distrital da JSD fica também marcado pela eleição de João Paulo Oliveira como Presidente Honorário da organização de juventude.josé miguel ferreira

PUBLICIDADE

Para a nova distrital de Coimbra da JSD, é hora de alguém questionar “porquê que todos os Polos Universitários estão concentrados em Coimbra. Porque não damos o exemplo em Coimbra no que toca à descentralização, distribuindo algumas Faculdades da Universidade de Coimbra pelos restantes concelhos do distrito? Esta questão será uma questão da JSD Distrital de Coimbra”.

“Coimbra a liderar é uma Coimbra de intervenção, com causas e bandeiras”, afirmou o novo Presidente da Distrital de Coimbra no discurso de encerramento do Congresso Distrital antes de garantir que “liderar é sonhar viver num país sem assimetrias, onde o jovem que nasce na Pampilhosa da Serra tenha as mesmas oportunidades que o jovem que nasce em Lisboa, mas também onde o jovem que nasce em Góis tem as mesmas oportunidades que o jovem que nasce em Coimbra”.

PUBLICIDADE

Após fazer uma série de fortes críticas ao centralismo que atrasa o país, José Miguel Ferreira destacou que “não haverá jovem algum, de Coimbra ou fora de Coimbra, que procure casa, encurralado por um centralismo sufocante, uma inflação selvagem e uma desregulação sem limites, que não encontre na JSD Distrital de Coimbra principal porta voz para o seu problema”.

José Miguel Ferreira acusou ainda o governo de esquerda de governar apenas interessado “na satisfação de algumas clientelas, incapaz de fazer uma reforma estrutural e apenas preocupado com a espuma dos dias. Estamos perante três anos de imobilização e sufoco, visíveis em Coimbra. Basta pensarmos que a Linha da Lousã continua na mesma, do IP3 e transformação em Autoestrada nem ouvimos falar, a Pampilhosa da Serra continua isolada e o IC6 mantem-se sem qualquer fim à vista. Temos problemas de mobilidade que castram as oportunidades dos jovens do distrito”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Moção de Estratégia Global aprovada em Congresso define 7 prioridades para a JSD Distrital de Coimbra: o arrendamento, a demografia, a inovação empresarial, o ensino superior, a participação política jovem, a formação e a comunicação. Áreas definidas como fundamentais pela JSD Distrital de Coimbra para as novas gerações. 

Veja o vídeo do Directo NDC:

.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE