Mundo

Novo estudo alarmante culpa o álcool por sete cancros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-07-2021

Um novo estudo alarmante, publicado na revista científica ‘The Lancet Oncology’, culpa o álcool por sete cancros – cancro do esófago, garganta, laringe, cólon, reto, fígado e mama. O estudo foi conduzido por um grupo de investigadores de instituições de saúde mental e cancro nos EUA, Canadá, França e Nigéria.

PUBLICIDADE

Segundo o Notícias ao Minuto, embora os investigadores sugiram que diminuir o consumo de álcool pode ser uma estratégia de prevenção do cancro- uma das autoras do estudo, Harriet Rumgay, disse que muitas pessoas não estão cientes da relação de causa e efeito entre o álcool e esta doença. “Menos de um em cada três americanos reconhece o álcool como causa do cancro”, afirmou. No entanto, os investigadores descobriram que, em 2020, a ingestão de álcool foi um fator em 741.300 novos diagnósticos de cancro.

Os 741.300 diagnósticos mundiais desses sete tipos de cancro causados pelo álcool representaram 4,1% de todos os diagnósticos de cancro de 2020. A grande maioria dos pacientes era do sexo masculino – os homens representaram 568.700, ou 77%, do total de casos de cancro atribuídos ao álcool.

PUBLICIDADE

publicidade

O cancro de esófago representou 189.700 dos casos. O cancro de fígado foi responsável por 154.700. O terceiro mais prevalente, o cancro da mama feminino, esteve presente em 98.300 casos.

A quantidade de álcool foi o principal fator. Por isso, beba em moderação.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE