Saúde

Novo centro de simulação avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa tem parceiro empresarial de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-12-2019

:

PUBLICIDADE

A empresa MEDSIMLAB, com sede em Coimbra, é a parceira tecnológica seleccionada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para equipar o novo Centro de Simulação Avançada, que foi hoje inaugurado pelo da ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor. Trata-se do mais avançado centro de simulação médica do país, tendo a empresa conimbricense ganho o concurso público internacional para a operação de simuladores de alta-fidelidade nas áreas da cardiologia de intervenção, emergência médica, obstetrícia, cirurgia laparoscópica, ecografia, trauma e bloco operatório.

A empresa MEDSIMLAB foi fundada em 2008 por quatro sócios e nasceu na incubadora científica do Instituto Pedro Nunes (IPN) sendo parceira exclusiva da marca líder mundial CAE Healthcare. Actualmente conta com uma equipa de seis colaboradores e tem sede junto do Pólo I da Universidade de Coimbra, sendo liderada pelo médico Nuno Freitas.

PUBLICIDADE

O médico realça que “o novo centro de simulação avançada da FMUL detém os mais modernos equipamentos educativos para treino experiencial sem risco para os doentes”. Além disso, reforça o director médico da MEDSIMLAB, lembrando que o centro está equipado com “tecnologias de última geração, como realidade virtual com feedback háptico na cirurgia laparoscópica ou nas endoscopias e os óculos Hololens adaptados a ecografia com realidade aumentada de forma a melhorar a aprendizagem e o treino dos médicos ao longo da carreira e da especialização cada vez mais exigente”.

“Este será seguramente o centro público de referência em Lisboa para treino médico avançado” assegura Lucindo Ormonde, Director do Serviço de Anestesiologia do Hospital de Santa Maria e docente da FMUL. Sublinhe-se que este Centro de Simulação é um dos vectores estratégicos do Centro Académico Clínico de Lisboa que agrega a FMUL, o Centro Hospitalar Lisboa Norte e o IMM.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo Centro de Simulação Avançada Multidisciplinar da FMUL, agora inaugurado no novo edifício Reynaldo dos Santos, será inteiramente dedicado à formação médica pré e pós-graduada, ministrando aulas, workshops, cursos e diversas acções formativas para estudantes, profissionais e equipas de saúde em vários domínios, com destaque para a Anestesiologia e Bloco Operatório, Urgência e Sala de Emergência, Emergência Pré-Hospitalar, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Trauma, Cardiologia de Intervenção e Imagiologia, entre muitos outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE