Coimbra

Novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães “é um espetáculo”. Utentes satisfeitos com a mudança

António Alves | 4 semanas atrás em 01-04-2024

Os utentes que se deslocaram na manhã desta segunda-feira, 1 de abril, ao novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães não poupam elogios ao espaço. “Muito melhor” foi a palavra mais usada nas várias entrevistas feitas no local pela reportagem do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Vítor Gonçalves acompanhou a esposa para uma consulta na Unidade de Saúde Familiar (USF) Coimbra Centro. Chegou cedo e, perto das 09:30, já estava a caminho de casa. “As condições, aqui, são muito melhores”, afirmou.

Sobre as anteriores instalações, reconheceu que as instalações antigas não tinham “boas condições”, considerando mesmo que “era muito velho”.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria e conheça alguns dos novos espaços

Vítor Gonçalves referiu ainda que o novo espaço tem todas as condições para ser prestado um bom serviço aos utentes, reclamando apenas da falta de estacionamento nas imediações.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estacionei o carro junto do centro de saúde antigo. Quando cheguei à porta disseram-nos que o atendimento já era feito nas novas instalações. Só posso dizer que este centro de saúde é muito melhor.

Veja o Direto Notícias com Vítor Gonçalves

Maria Isabel confessou que o anterior espaço já não tinha as mínimas condições para prestar melhores cuidados de saúde. No atual edifício, o atendimento decorreu de forma rápida , o que mereceu bastantes elogios da utente.

Esta segunda-feira, 1 de abril, ainda se dirigiu ao anterior edifício, mas quando foi informada de que já tinha de se dirigir para o novo espaço ficou contente.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Maria Isabel

Manuela Soares já tinha estado no interior das instalações na passada semana para fazer um penso. Esta segunda-feira, regressou e pode confirmar a excelência do edifício.

“Para quem tinha as outras instalações, este centro de saúde é um espetáculo. Adorei”, afirmou. Até no atendimento, disse Manuela Soares, se notou alguma diferença pois as funcionárias não estão “amontoadas” como no anterior espaço.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Manuela Soares

Se os utentes estão satisfeitos, o que dirão os profissionais que durante largos anos tiveram de trabalhar e prestar cuidados de saúde no anterior edifício. Inês Rosendo, médica da Unidade de Saúde Familiar Coimbra Centro, afirmou que a ansiedade foi o mais difícil de gerir em todo este processo.

Na entrevista ao Notícias de Coimbra, a profissional disse que “este foi um parto difícil”. “Os últimos tempos foram particularmente difíceis, porque no outro centro de saúde havia muitas coisas a degradarem-se”, lembrou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Inês Rosendo

A abertura ao público contou com uma cerimónia informal promovida pela Comissão de Utentes da USF Coimbra Centro, que está instalada no piso 0 do novo edifício.

Na ocasião, o porta-voz Ferreira Nunes aproveitou para agradecer o esforço de muitas pessoas que permitiram concretizar este sonho. Desde logo, os presidentes da ARS Centro José Tereso e Rosa Reis Marques e o antigo presidente da câmara Manuel Machado que, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, encontrou a forma de financiamento quer permitiu colocar de pé este projeto.

Na cerimónia, o vogal da ARS Centro Mário Ruivo explicou as razões que levaram a um atraso na concretização da obra, enquanto o presidente da ULS Coimbra Alexandre Lourenço salientou a importância dos cuidados de saúde em Coimbra terem registado um “upgrade” com a abertura do novo centro de saúde.

O presidente da câmara, José Manuel Silva, reconheceu que a cidade passou a dispor de um novo espaço de prestação de cuidados de saúde com qualidade máxima e que, em relação à transferência de competências para o município, aguarda uma reunião para que este espaço seja integrado numa adenda ao atual contrato assinado com o Ministério da Saúde.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a cerimónia informal realizada na sala de reuniões do piso 3

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE