Portugal

Novembro vai abrir as torneiras do céu e ninguém escapa à molha

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 29-10-2025

Novembro chega com dias mais curtos, temperaturas mais baixas e o regresso das chuvas típicas da estação.

O modelo meteorológico Europeu (ECMWF), utilizado pela Meteored (tempo.pt), antecipa um início de novembro marcado por uma forte circulação atlântica e precipitação muito acima da média em Portugal continental, especialmente nas regiões a norte do rio Tejo.

As anomalias de precipitação poderão ultrapassar os 50 mm acima do normal, segundo o geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, Alfredo Graça.

PUBLICIDADE

De acordo com o especialista, as previsões indicam que até 10 de novembro o padrão meteorológico dominante será o de circulação atlântica, responsável por sucessivas frentes e depressões que trarão chuva intensa ao país. No entanto, o mês poderá dividir-se em duas fases distintas: uma primeira com tempo húmido e instável e uma segunda marcada por um possível bloqueio anticiclónico e maior estabilidade.

“O modelo Europeu pressente a possibilidade de que por volta dos dias 10 a 12 de novembro comece a dar-se uma alteração do padrão, sendo o cenário mais provável a mudança para um padrão de bloqueio”, explica Alfredo Graça.

Entre 1 e 9 de novembro, o ambiente deverá manter-se ameno, com temperaturas 1 a 2 ºC acima da média para esta época do ano. As anomalias mais significativas deverão ocorrer no Interior, onde o termómetro poderá registar até +2 ºC face ao normal.

O geógrafo afasta, para já, a hipótese de um episódio de frio intenso nesta fase inicial do mês.

Nos Açores, o modelo antecipa um cenário mais seco que o habitual, enquanto na Madeira se prevê um tempo ligeiramente mais húmido do que o normal.

A partir de meados de novembro, os mapas sugerem uma normalização térmica, com valores típicos da estação e uma redução gradual das anomalias. A circulação atmosférica poderá sofrer alterações, com o jato polar mais ondulante e altas pressões a subir em latitude, o que favoreceria períodos mais secos e frios

Segundo a climatologia (1991–2020), novembro é historicamente o mês mais chuvoso nos distritos de Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora. É também um período em que as geadas se tornam mais frequentes nas zonas montanhosas e as temperaturas descem entre 3 e 5 ºC em relação a outubro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE