Universidade

Novas Fronteiras para um Desenvolvimento Sustentável em conferência na FCTUC

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-06-2014

Investigadores Portugueses e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), jovens empresários e representantes de empresas nacionais reúnem-se, em Coimbra, na próxima sexta feira, dia 27 de junho, para debater o futuro da Engenharia, Ciência e Tecnologia.  Trata-se da primeira conferência da segunda fase do Programa MIT Portugal, intitulada “Novas Fronteiras para um Desenvolvimento Sustentável”, a decorrer no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e onde vão estar em foco as novas fronteiras do conhecimento nas três áreas chaves do MIT Portugal para os próximos 5 anos: Cidades Sustentáveis; Células Estaminais e Medicina Regenerativa; e Novas Estratégias de Design de Produção.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura, pelas 9 horas, conta com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, e do Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Pedro Carneiro.

A manhã vai ser dedicada ao debate sobre o futuro da Engenharia, Ciência e Tecnologia e como poderão contribuir para o  desenvolvimento sustentável  baseado na colaboração entre Universidades e Empresas.  Charles Cooney (director do MIT Deshpande Center) vai explorar o tema “As Novas Fronteiras para traduzir ideias em impacto comercial”. O MIT Deshpande Center  é um centro de excelência do MIT que capacita os investigadores mais talentosos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras nas áreas da saúde, tecnologia da informação, energia e outros campos. Esta sessão conta ainda com os contributos de  Gonçalo Amorim (MIT Portugal e Building Global Innovators); João Nuno Moreira (Investigador da Universidade de Coimbra), Joseph Shamon (Empreendedor); e  Teresa Mendes (Instituto Pedro Nunes, IPN).

PUBLICIDADE

A tarde vai ser dedicada às novas fronteiras de investigação nos três tópicos chave de investigação do MIT Portugal para a segunda fase do Programa (2013-2017): Cidades Sustentáveis; Células Estaminais e Medicina Regenerativa; e Novas Estratégias de Design de Produção. Em cada uma destas componentes, investigadores nacionais e do MIT, representantes de empresas e alunos do programa MIT Portugal vão contribuir para a discussão do Futuro destas áreas e em como o  Programa MIT Portugal poderá contribuir globalmente para o desenvolvimento nestas áreas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE