A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tábua, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, iniciou a sua atividade no dia 1 de agosto de 2025, representando um avanço estratégico na reorganização dos cuidados de saúde primários na região.
Sob coordenação da médica de família Ana Ventura Silva, a USF de Tábua conta com uma equipa multidisciplinar que assegura uma resposta assistencial de proximidade, com qualidade e continuidade, aos utentes do concelho de Tábua. A equipa é atualmente composta por: 6 Médicos de Medicina Geral e Familiar; 1 Médico Interno em formação; 7 Enfermeiros; 6 Assistentes Técnicos.
PUBLICIDADE
“Com a integração recente de dois novos médicos, foi possível reduzir significativamente o número de utentes sem médico de família”, explica Almerinda Rodrigues, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS de Coimbra, acrescentando que “atualmente, a unidade acompanha 10.312 utentes com médico de família atribuído, restando 1.727 utentes por integrar, que serão progressivamente abrangidos à medida que se reforça a capacidade assistencial da unidade”.
“Face ao número de utentes sem médico, o Centro de Saúde de Tábua conta neste momento com a prestimosa colaboração de dois médicos de família aposentados, garantindo o acesso a cuidados em proximidade”, esclarece a responsável.
Ana Ventura Silva, médica e coordenadora da USF de Tábua, salienta “a importância da concretização deste projeto, que é antigo e que permite uma nova forma organizativa com melhor resposta às necessidades dos utentes, através do trabalho em equipa e com enorme satisfação dos profissionais”.
“As Unidades de Saúde Familiar assumem um papel central no modelo de cuidados da ULS de Coimbra, permitindo valorizar os profissionais, através de modelos de organização baseados na autonomia, responsabilização e trabalho em equipa, e melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes, com foco na acessibilidade, prevenção e proximidade”, frisa Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de
Administração da ULS de Coimbra. “A criação da USF de Tábua insere-se na estratégia da ULS de Coimbra de expansão da cobertura assistencial, especialmente em contextos de menor densidade populacional, reforçando o compromisso com um Serviço Nacional de Saúde mais próximo, equitativo e centrado nas pessoas”, conclui Alexandre Lourenço.
PUBLICIDADE