Coimbra

Nova Unidade de Psicose do CHUC é pioneira em Portugal (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-04-2021

A nova Unidade de Psicose do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é pioneira em Portugal e foi inaugurada a 7 de Abril, dia Mundial da Saúde, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Localizada no pavilhão 8 do Hospital Sobral Cid, a Unidade de Psicose é composta por um conjunto de equipamento para internamento e tratamento de pessoas com doença mental, em específico os doentes que manifestaram os primeiros “episódios psicóticos” e necessitam de cuidados de Psiquiatria, mas também os doentes de esquizofrenia resistente a tratamento.

PUBLICIDADE

O espaço vai ter ainda uma “vertente de investigação na área da saúde mental” e teve um investimento de 65 mil euros, enquadrando-se num total de investimentos públicos previstos de seis milhões de euros para “melhorar os serviços de psiquiatria do CHUC”, incluindo os arranjos no internamento nos blocos de Celas, danificados pela tempestade Leslie, em 2018, disse Carlos Santos. (veja aqui a entrevista)

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar afirmou que esta nova unidade se insere num “projecto mais vasto” de investimento nos doentes da psiquiatria e psiquiatria forense no “contexto de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência do Governo e baseado em “sinergias com a saúde mental e o ministério da justiça”. O diretor hospitalar disse ainda que nos pavilhões de Celas existe já uma ala dedicada a doentes psiquiátricos que tenham contraído covid-19.

Na sessão de apresentação da unidade de internamento no HSC intervieram o médico Miguel Bajouco que pormenorizou as valências do serviço e o diretor Horácio Firmino, que enalteceu a existência deste espaço equipado para dar resposta às primeiras crises psicóticas dos doentes, com a componente terapêutica e comportamental.

Antes da sessão foi efetuada uma visita guiada pela unidade, que pode ver no video em direto do Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE