Empresas

Nova rede social paga para recomendar o que compra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 19 minutos atrás em 11-12-2025

Lançada em Portugal em 2025, a Bloop apresenta-se como uma plataforma inovadora que une rede social e marketplace, permitindo que qualquer utilizador compre, partilhe as suas experiências de compra e seja recompensado por isso.

A startup, fundada por uma equipa com experiência em grandes marketplaces, já captou 1,5 milhões de euros em investimento pre-seed e prepara-se para uma expansão internacional em 2026.

PUBLICIDADE

publicidade

A Bloop chega ao mercado com a promessa de remodelar o panorama do social shopping, apoiada por um total de 2 milhões de euros angariados até à data, incluindo business angels, crowdfunding e novos investidores ligados ao setor tecnológico, como executivos da Microsoft.

PUBLICIDADE

Depois de adquirir um produto, o utilizador pode publicar uma fotografia ou vídeo com a sua opinião. Em troca, recebe 10% do valor da compra em créditos Bloop. Caso outros utilizadores comprem o mesmo produto através dessa publicação, o autor recebe mais 5% por cada nova compra.

Os vendedores encontram na Bloop um canal de marketing orgânico baseado em recomendações reais, reduzindo custos de aquisição e aumentando conversões. Já os investidores veem na startup uma oportunidade de entrar cedo no social commerce, tendência apontada como o futuro do e-commerce.

A plataforma já reúne mais de 100 vendedores e mais de 200 mil produtos ativos.

Ao contrário de marketplaces tradicionais, a Bloop não assenta a sua receita principal em comissões de venda. Em vez disso, irá gerar rendimento através da venda de ferramentas e serviços suplementares para vendedores e utilizadores.

A tecnologia da Bloop assenta em soluções utilizadas por grandes players internacionais, garantindo robustez, segurança e um ambiente preparado para crescimento acelerado. Segundo a equipa, a arquitetura foi pensada desde o início para suportar expansão global.

Entre os maiores desafios, o CEO destaca o equilíbrio entre complexidade tecnológica e recursos limitados, e a construção de um modelo de recompensas sustentável.

Com o lançamento oficial previsto para este ano, a Bloop prepara-se para entrar no mercado nacional com ambições de se tornar a principal rede social de compras em Portugal — e, a seguir, na Europa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE