Conecte-se connosco

Região

Nova pista de gelo na Serra da Estrela. Ice Arena abre sábado

Publicado

em

 A pista de gelo Serra da Estrela Ice Arena, localizada nas Penhas da Saúde, concelho da Covilhã, tem a abertura marcada para este sábado, com a realização do primeiro Campeonato Nacional de Patinagem Artística.

Na prova, promovida pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) e destinada aos níveis iniciado, intermédio, avançado e elite, estão inscritas 12 atletas femininas.

Segundo o presidente da FDIP, Pedro Farromba, o investimento próprio de 320 mil euros na infraestrutura e a organização do primeiro Campeonato Nacional de Patinagem Artística são um sinal da aposta dos desportos praticados no gelo, trabalho que vai começar a ser feito junto de crianças, escolas e clubes.

“Queríamos com isto dar um sinal. É uma aposta clara da FDIP nas modalidades de gelo e iremos continuar este nosso caminho”, disse hoje o dirigente federativo.

Pedro Farromba acentuou que esta primeira competição, que decorre no sábado e domingo, é importante para começar a divulgar a modalidade, salientou estar-se a começar um projeto de raiz e mostrou-se confiante de que no próximo ano o número de participantes irá aumentar.

“Tem sido grande a procura de potenciais atletas de virem à pista. Eu acredito que rapidamente, já no próximo ano, iremos ter um campeonato nacional com muito mais atletas, já representando clubes. Esse é um trabalho que vamos começar a fazer”, frisou o presidente da FDIP.

De acordo com Pedro Farromba, está a ser promovida uma ligação aos clubes com a modalidade de patinagem e a intenção é “levar os atletas que praticam patinagem artística de rodas a experimentar também o gelo”.

Os treinos oficiais do Campeonato Nacional de Patinagem Artística no Gelo decorrem entre as 10:00 e as 17:00 de sábado e no domingo há treinos abertos entre as 09:30 e as 11:30. As competições estão agendadas para entre as 13:30 e as 16:00.

As provas são abertas ao público, reduzido a 40 pessoas, devido às medidas sanitárias para evitar a propagação da pandemia de covid-19, e quem quiser assistir tem de usar máscara e mostrar o certificado digital de vacinação contra o novo coronavírus.

Apesar da abertura do espaço, localizado ao lado da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, a inauguração oficial fica adiada para quando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidado para o efeito, “tiver agenda”.

Pedro Farromba enfatizou que a Serra da Estrela Ice Arena é a única pista de gelo em Portugal com estas dimensões, duas tendas, uma de 32 por 15 metros e outra de 15 por 7,5 metros.

O presidente da FDIP sublinhou que, além da promoção da patinagem, do hóquei no gelo e do curling, modalidades tuteladas pela federação, o espaço servirá para treinos de equipas e terá uma utilização turística.

No sábado e domingo o recinto está já aberto ao público em geral, durante o período em que não decorram treinos ou provas.

Durante os dias de semana, os preços praticados por cada 30 minutos são cinco euros para clientes até aos 12 anos e sete euros para maiores dessa idade.

No período em que o espaço vai funcionar com a pista de gelo, entre outubro e abril, estará presente nas Penhas da Saúde o selecionador nacional, Jim Aldred, antigo jogador profissional de hóquei e treinador da modalidade, disponível para ensinar a praticar, informou Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.

O presidente da federação enfatizou o “grande interesse” pelo empreendimento, quer por parte de potenciais atletas, quer pelas unidades hoteleiras da região, por entender que este “é mais um atrativo para a Serra da Estrela”.

De acordo com o dirigente da FDIP, durante o verão, quando o gelo for retirado, as duas tendas terão uma utilização multiusos, para eventos culturais ou comerciais.

Para já, pretende-se “começar a criar o bichinho, para que os atletas comecem a aparecer”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link