Saúde

Nova parceria leva apoio psicológico e atividades lúdicas a crianças com cancro em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 16-05-2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinaram hoje, 16 de maio, dois acordos de colaboração a desenvolver no âmbito do apoio psicológico ao doente oncológico pediátrico e cuidadores e do desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas a doentes oncológicos em idade pediátrica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

No âmbito do acordo de colaboração para apoio psicológico ao doente oncológico pediátrico e cuidadores, a LPCC disponibilizará profissionais de psicologia (psicólogo/as clínicos com formação na área da psico-oncologia) para realização de avaliação e intervenção psicológicas com utentes em acompanhamento médico no Serviço de Oncologia Pediátrica da ULS de Coimbra. A LPCC garantirá a competência técnica e a formação contínua destes profissionais.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o acordo de colaboração no âmbito do desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas a doentes oncológicos em idade pediátrica determina que “a LPCC assegurará o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas, com vista à promoção do bem-estar físico, mental e emocional das crianças e jovens com cancro no Serviço de Oncologia Pediátrica da ULS de Coimbra”.

As atividades a desenvolver podem incluir a dinamização de atividades educativas como o ensino de música, a promoção do exercício físico ou o apoio acompanhado ao estudo. O principal objetivo das atividades a desenvolver será sempre “a promoção do bem estar físico, mental e emocional das crianças e jovens com cancro, a receber tratamentos oncológicos em contexto hospitalar”.

No desenvolvimento deste acordo, a LPCC será responsável pela promoção e coordenação das atividades, recrutamento e seleção dos técnicos, e acompanhamento regular de todas as ações desenvolvidas. O Grupo de Educação de Infância do Hospital Pediátrico de Coimbra colaborará na coordenação de todas as atividades, promovendo o acolhimento dos técnicos, a identificação dos doentes que delas poderão beneficiar e a monitorização das atividades.

Para Vítor Rodrigues, Presidente da Direção Regional da LPCC, “estes acordos visam oferecer uma resposta célere e de proximidade ao doente e à família, colaborando com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na diminuição dos riscos psicossociais, na promoção da saúde mental e na melhoria da qualidade de vida de doentes oncológicos e familiares, em qualquer fase da história natural da doença”, atividades que fazem parte dos “objetivos estatutários e são parte integrante do trabalho da LPCC”, frisa o responsável.

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destaca que, enquanto maior prestador de cuidados em Oncologia na Região Centro, “estes dois acordos pretendem maximizar os recursos existentes na comunidade para responder às necessidades múltiplas dos nossos doentes, neste caso no domínio da doença oncológica”.

“Enquanto instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, a ULS de Coimbra está sempre aberta a parcerias com a comunidade que contribuam para a prossecução da sua missão e, nesse sentido, procuramos através da assinatura destes acordos aprofundar a cooperação entre as Instituições na área da promoção da qualidade de vida e saúde mental dos doentes oncológicos”.

Veja o direto:

Veja o direto:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE