Para reduzir os custos de construção, manutenção e energia, várias cadeias hoteleiras têm vindo a adotar novos conceitos de design nos quartos, eliminando as tradicionais divisões da casa de banho.
A tendência, que inclui portas deslizantes, divisórias em vidro fosco, cortinados ou, em alguns casos, a inexistência total de separação entre a zona de banho e o espaço de dormir, está a gerar controvérsia entre os hóspedes.
De acordo com o The Wall Street Journal, os empresários do setor justificam estas alterações com o aumento generalizado dos custos e com a necessidade de simplificar a disposição dos quartos, de forma a reduzir despesas a longo prazo. No entanto, muitos clientes consideram que estas soluções estão a ser implementadas à custa da privacidade.
Nas redes sociais, multiplicam-se os relatos de experiências negativas. No Reddit, vários utilizadores partilharam histórias de estadias em hotéis com casas de banho sem portas, espaços apenas parcialmente fechados ou portas deslizantes que não vedavam corretamente o espaço.
Segundo estes hóspedes, a configuração dos quartos torna as estadias partilhadas desconfortáveis, sobretudo quando se viaja com familiares, amigos ou colegas de trabalho. “Não quero ver ninguém na casa de banho e gostava de ter um pouco de privacidade”, escreveu um utilizador da plataforma.
Para evitar situações constrangedoras, há quem passe a confirmar previamente as condições do quarto. “Comecei a ligar para os hotéis a perguntar se os quartos tinham portas”, revelou outro utilizador no Reddit.
O The Wall Street Journal dá ainda o exemplo de Sadie Lowell, especialista em marketing, que começou a verificar cuidadosamente a disposição das casas de banho dos hotéis após se deparar com quartos sem portas, partilhando depois essas informações nas redes sociais.
Apesar das críticas, há também hóspedes que defendem que o design não representa um problema quando se viaja com o parceiro ou com amigos muito próximos. Ainda assim, muitos sublinham que essa nem sempre é a realidade das estadias em hotel, mantendo o debate em aberto.