Região

Nova edição do +Climagir coloca a floresta em primeiro plano

Notícias de Coimbra | 33 minutos atrás em 27-11-2025

Foi apresentado esta quinta-feira, 27 de novembro, em Condeixa, o projeto +Climagir para o ano letivo 2025-2026, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra que, nesta nova edição, coloca a floresta como elemento central de toda a estratégia de sensibilização ambiental.

A escolha do tema reflete a importância deste recurso para o território e a necessidade de preparar as novas gerações para os desafios ligados à proteção e gestão florestal.

A presidente da CIM, Helena Teodósio, destacou ao Notícias Coimbra que o sucesso das edições anteriores, amplamente reconhecidas por escolas, professores, educadores e municípios, justificou a continuidade e evolução do projeto.

PUBLICIDADE

“A floresta é estruturante para a nossa região. Queremos que as novas gerações estejam cada vez mais receptivas às questões ambientais e climáticas”, afirmou.

Segundo Helena Teodósio, o +Climagir irá envolver todos os 19 municípios da CIM, com um conjunto alargado de ações educativas, atividades em escolas, iniciativas de sensibilização e momentos de partilha com especialistas.

A presidente lembrou que a floresta, apesar de ser uma riqueza económica e ambiental, tem sido marcada por problemas recorrentes como os incêndios. O projeto procura, assim, contribuir para um futuro mais consciente.

“Queremos plantar esta vontade de pensar o futuro e de valorizar a floresta, que é essencial para a qualidade de vida.”, afirma

Na edição anterior, o +Climagir envolveu 25 escolas e cerca de 1.800 alunos, metas que a CIM pretende ultrapassar. Para além do trabalho com escolas e municípios, há igualmente abertura para parcerias com universidades, permitindo trazer temas mais técnicos e especializados aos estudantes mais velhos.

“Estamos totalmente disponíveis para crescer, trazer mais formação, novas iniciativas e envolver quem nos queira desafiar. O objetivo é que o +Climagir continue a ganhar força e contribua para melhorar o ambiente de todos”, concluiu Helena Teodósio.

A sessão de apresentação do projeto contou com a presença de Helena Teodósio Presidente da CIM Região de Coimbra, Liliana Pimentel, Presidente da Câmara de Condeixa e Avelino Ferreira dos Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas de Condrixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE